domingo, 4 de dezembro de 2011

Sócrates 2x - (Mudaram o Mundo)

Continuando a coluna “Mudaram o Mundo” vou falar de Sócrates, em homenagem ao Sócrates filósofo e o grande ex-jogador do Corinthians Sócrates, que faleceu na manhã de hoje.

Apesar dos dois serem “filósofos”, começo com o Sócrates (469 – 399 a.C). Ele foi o primeiro de sucessão de três grandes pensadores gregos. Acusado de corromper os jovens, foi condenado à morte.

Nasceu em Atenas, Grécia, sendo hoje, considerado um dos fundadores do pensamento filosófico ocidental. Também foi professor de Platão (que logo será homenageado aqui). O pensador acreditava que os homens existiam por um propósito e que o certo e o errado tinham um papel crucial em definir os relacionamentos do indivíduo com o ambiente e com as outras pessoas. Era um ótimo orador, também era muito perspicaz e tinha um intelecto privilegiado.

Os escritos do próprio Sócrates são escassos, e a maior parte que sei ao seu respeito, vem através de obras de Platão e Xenofone. A obra “Diálogos”, de Platão, por exemplo, registra conversas sobre assuntos filosóficos entre Sócrates e outros filósofos gregos. Sócrates acreditava que a virtude era derivava do auto-conhecimento, as pessoas eram basicamente honestas e mal eram um esforço mal orientado de alguém que buscasse melhorar a própria condição. Sua máxima era “conhece-te a ti mesmo”. Ele também acreditava que o governo ideal envolvia homens sábios, devidamente preparados, que governassem pelo bem da sociedade. Também é lembrado por conceber idéias sistemáticas sobre o estudo da harmonia natural do ambiente, o que levou, mais tarde, ao desenvolvimento do método científico.

Sócrates acreditava ainda na ideia de uma força única e transcendente por trás do mundo natural, opinião que ia contra a crença grega convencional de um panteão de deuses. Suas idéias, revolucionárias para a época, acabaram o levando para a prisão sob a acusação de corromper os jovens atenienses. Seu julgamento está descrito na Apologia, de Platão.

No livro Fédon (recomendo), são relatadas as conversas que Sócrates teve com seus alunos após sua prisão e também se aborda a questão da imortalidade da alma. Depois de sua condenação, ele suicidou-se tomando cicuta, como a lei da época exigia.

Sócrates (ex-jogador) 1954 - 2011

Já o ex-jogador Sócrates também era um filósofo em minha opinião. Apesar de ser ex-jogador, ele também era formado em medicina. Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira nasceu no dia 19 de fevereiro de 1954, em Belém. Conhecido como Doutor Sócrates, foi um dos maiores ídolos do Corinthians (que será campeão hoje – 04/12). Atualmente além de exercer a medicina, era articulista da revista Carta Capitão e comentarista do programa Cartão Verde da TV Cultura.

Não o vi jogar, mas segundo o meu pai ele era um gênio, tocava a bola com o calcanhar como se estivesse batendo de chapa. Era rápido e alto, assim fazia com que os zagueiros baixinhos passassem apuros com os seus “pulos gigantes”.

Fora do futebol, Sócrates sempre manteve uma ativa participação política, tanto em assuntos relacionados ao bem-estar dos jogadores quanto aos temas correntes do país. Participou da campanha Diretas Já, em 1984, e foi um dos principais idealizadores do movimento Democracia Corintiana, que reivindicava para os jogadores mais liberdade e mais influência nas decisões administrativas do clube. Vá com Deus Sócrates e peça ao nosso criador esse título de hoje à tarde.

Fique com imagens de Sócrates:


Nenhum comentário: