segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Se você não tem nada para falar, para que twittar?

Eis aqui um assunto que possui alto teor de seriedade nas redes sociais: o que você anda postando no seu Twitter? Já analisou a quantidade de conversas paralelas, perdidas e sem nexo que os usuários costumam postar no microblog? Então você se pergunta: “quem nunca postou uma besteirinha? Hoje em dia é normal colocar besteiras nas redes sociais”. Engano o seu que está com esse pensamento pequeno e preguiçoso. As redes sociais são conexões onde você e “N” usuários têm a possibilidade de trocar informações e experiências. Se você não tem nada relevante e significativo para dizer, o que está fazendo no mundo virtual?

É normal ficar perdido no início sem saber por onde começar e de fato o que é relevante postar. Mas existe uma resposta para essa circunstância onde muitos usuários com perfis pessoais e empresariais se encontram. A resposta para o problema chama-se conteúdo estratégico. O conteúdo é uma oportunidade para aproximar-se dos usuários que têm interesses em comum com os seus e de se posicionar no mercado. Muitos ainda não entendem a necessidade de gerar conteúdo que possua relevância e mal sabem que é possível gerir bons negócios com conversas paralelas, porém interessantes.

Para começar essa conversa você pode analisar o perfil dos seus seguidores, mas isso leva tempo e dedicação e nem sempre - melhor dizendo, nunca - você tem esse tempo para analisar. Então prescreva uma linha editorial, assuntos que estão ligados diretamente e indiretamente com o seu segmento. Saiba que essas são dicas que podem ser modificadas conforme sua necessidade de negócio, não é uma receita de bolo na qual você pode seguir rigorosamente. Nas redes sociais é importante você sentir a pegada do momento. O que os usuários comentam nos seus tweets e posts, quantidades de curtidas e RT’s e os assuntos que mais geram relevância. Essa é a “pegada” que está sendo discutida. Se ninguém interage com você é porque não está sendo relevante aquilo que vem sendo dito.

O conteúdo pode, algumas vezes, fugir da linha editorial que você elaborou. Uma ocasião especial, algo que está tendo repercussão no mundo. Entenda que são muitas as possibilidades de se gerar conteúdo e ser relevante. Os usuários buscam um tipo de relacionamento nas redes sociais que não teriam fora delas. O conteúdo tem que ser interessante, instigante, trabalhar a emoção e ser criativo, pois a mesmice não faz parte desse universo.

#DicadeOuro: Pense bem antes de entrar nas redes sociais. Determine o desfeche da sua história e por qual caminho quer trilhar, usando sempre o planejamento e busque alcançar sua meta. Sucesso!

Por: Arianne Alves

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