segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Michelangelo Buonarroti (1475 – 1564 d.C)

Cheguei agora pouco de São Paulo e não deu para colocar a coluna Mudaram o Mundo, no domingo certinho, alias, estou devendo com vocês, mas foi por uma boa causa. Daqui a pouco irei escrever sobre o que fui fazer na capital, mas só para adiantar eu fui receber um prêmio do Top Blog. Hoje, assisti na TV National Geographic, um documentário sobre Michelangelo, por conta disso, vou escrever sobre Michelangelo Buonarroti (1475 – 1564 d.C), considerado o maior escultor de formar humanas. Durante o Renascimento também se destacou como um grande pintor, mas posso garantir que ele é considerado, talvez, o maior escultor em toda a história da arte, e pra mim é!

Seu trabalho representou um novo despertar pelo interesse na beleza das formas naturais que floresceu durante o Renascimento. Nascido em Caprese, na Itália, Michelangelo cresceu em Florença, onde era rodeado por muitos dos grandes artistas da época. Estudou arte e foi contratado como escultor por Lorenzo de Medici (1449 – 1492 d.C), para quem fez várias de suas primeiras obras.

Seguiu depois para Roma e lá criou em 1496 sua Pietá, uma escultura trabalhada em mármore, que, de forma comovente mostra Madonna segurando Cristo morto em seu colo. Após seu retorno a Florença em 1501, esculpiu o impressionante Davi. Estas duas obras, e mais Moisés, esculpido para o túmulo do papa Júlio II, são consideradas suas maiores esculturas.

Ironicamente, para um homem cujo nome é quase sinônimo de escultura, a maior obra dele é uma série de pinturas feitas na Capela Sistina, no Vaticano, em Roma, executadas entre 1508 e 1512. Trabalhando em um pequeno andaime, ele pintou sobre cerca de 540 metros quadrados, a maioria deles no teto da capela. A forma e a textura das pinturas são tão perfeitas que ali fica evidente a mão talentosa do escultor. O tema das pinturas, que são divididas em oitos componentes principais por detalhes arquitetônicos meticulosamente pintados, é a História da Criação. A cena mais memorável, frequentemente reproduzida, é a Criação de Adão, que mostra o dedo de Deus tocando Adão.

Depois de completar a Capela Sistina, Michelangelo passou a trabalhar numa série de encomendas para a família Medici, da qual dois membros – Giovanni e Giulio – mais tarde se tornariam papas. Na execução dos projetos dos Medici, que envolviam uma capela, uma biblioteca e um mausoléu, ele pôde combinar escultura e arquitetura. O grande artista também mergulhou na arquitetura e ajudou a desenhar a magnífica Basílica de São Pedro, principal construção do Vaticano, que se tornou um ponto de referência para os cristãos e ainda hoje é visitada por turistas de várias religiões vindos de todos os lugares do planeta.

Confira algumas obras:

http://www.michelangelo.com/buonarroti.html


Um comentário:

skate disse...

Nossa meu primo é super inteligente mesmo vou seguir seu exemplo parabéns cara vc merece isto e muito maissssssssss