sábado, 24 de dezembro de 2011

Jesus Cristo (4 a.C - 29 d.C)

Estamos em véspera de Natal, e para adiantar minha coluna “Mudaram o Mundo”, nada mais justo falar de Jesus Cristo (4 a.C – 29 d.C), considerado o filho de Deus e o maior líder de todos os tempos.

Nascido num estábulo em Belém, no que então era a Palestina romana, Jesus Cristo fundou o que se tornaria a religião mais seguida em todo mundo. Hoje, há 2,2 bilhões de cristãos no planeta, o que representa cerca de um terço da população mundial.

Ele nasceu de Maria e de seu marido José - um simples carpinteiro de Nazaré. Os cristãos mais ortodoxos acreditam, no entanto, que José não é o seu pai de verdade. E sim, que Maria teria engravidado de forma milagrosa, e Jesus, segundo a tradição cristã, seria literalmente o Filho de Deus.

Jesus começou a pregar aos 29 anos, após ser apresentado ao povo de sua região por seu primo João (São João Batista) - um profeta que identificara em Jesus, o Filho de Deus - o Messias. A mensagem mais conhecida de Jesus, o Sermão da Montanha, resume a essência da crença cristã num código moral que ensina a importância da paz, da honestidade, da simplicidade e da tolerância.

A tradição judaica – dentro da qual Jesus nasceu – era a única das religiões antigas a acreditar que havia somente um deus.

Os judeus também acreditavam que seu deus, conhecido como Jeová, enviaria um messias, ou salvador, para libertá-los do jugo romano, assim como Moisés os havia libertado da escravidão no Egito por volta de 1250 a.C.

Os cristãos não somente acreditavam que Jesus era o Messias, como também era o filho de Deus, enviado para dar sua vida pelas pessoas na Terra de forma que elas renascessem na graça do “Criador” e tivessem acesso ao paraíso eterno ou céu. Para os cristãos, o nascimento de Jesus Cristo significa o mais importante acontecimento da história do mundo.

Os cristãos adotaram as escrituras judaicas referentes ao período anterior a 4 a.C. e elas formam o chamado Antigo Testamento da Bíblia cristã. Mas as tradições cristãs e judaicas divergem num ponto: os judeus não aceitam que Jesus seja o Messias. O Novo Testamento da Bíblia contém um registro dos ensinamentos do próprio Jesus, conforme anotados por seus discípulos, principalmente Mateus, Marcos, Lucas e João.

Durante os anos em que pregou na Palestina, Jesus realizou vários milagres, atraindo muitos seguidores. Mas também fez muitos inimigos nos círculos oficiais, no quais o carismático pregador era visto como um ameaça à autoridade. Em 29 ou 30 d.C., Jesus foi preso em Jerusalém e condenado à morte pelo promotor romano Pôncios Pilatos. Jesus foi pregado a uma cruz numa colina chamada Calvário e deixado à morte. Segundo a crença cristã, seu corpo – unido à sua alma – ascendeu dos mortos três dias depois e ele teria aparecido muitas vezes a seus seguidores pelos quarenta dias posteriores. Esses seguidores, então, passaram a pregar suas palavras para o povo do Império Romano e para todo o Mundo.

Viva ao nascimento de Jesus, 25 de dezembro, está aí. Feliz Natal a todos os leitores do Blog.

Nenhum comentário: