terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Tragédia de Santa Maria logo será esquecida



Demorei um pouco, mas vou me pronunciar sobre a tragédia que matou 231 pessoas em Santa Maria (RS).  Todos estão procurando um culpado e eu acredito que exista dois: os órgãos governamentais que não fiscalizam as “coisas” corretamente e os empresários gananciosos que querem ganhar dinheiro a qualquer custo.

Digo as “coisas”, porque falo no geral. Falta fiscalização nos campos de futebol, nas boates, em algumas empresas, em tudo. Sempre há notícias falando de empresas sem alvará, isso e aquilo. É um assunto de bom-senso também. Se o empresário vai abrir uma casa noturna, tem que se prevenir. Como ouvi na Globo News: “essa tragédia é pior que uma guerra, pois a guerra não é previsível, mas isso sim.”

Há um ano, fui a um evento sertanejo em Rio Preto, que tinha mais gente do que o permitido no camarote. Pude perceber isso quando as pessoas começaram a dançar e o palco parecia balançar. Para conseguir buscar uma cerveja, era aquele tumulto. As pessoas se empurravam e eu por diversas vezes tive que falar: “calma gente, tem mulheres aqui e pessoas sendo espremidas”.
Confesso que fiquei com medo de cair. Quando freqüentei algumas casas noturnas da cidade, me questionei se acontecesse algum tumulto como as pessoas reagiriam. E não estou falando isso só pelo fato da tragédia. Diversas vezes conversei com amigos e falei e se acontecer algo, como sobreviveremos. Quem são meus amigos sabe do que estou falando.

O ministro da saúde, Alexandre Padilha informou que ainda há 118 vítimas internadas. Dentre elas, 75 estão em estado crítico e corre o risco de morte. Tomara que mais nada aconteça e que as famílias possam ser confortadas com as perdas. Muitos jovens com futuros brilhantes morreram nessa boate Kiss.

E o que mais me deixa triste é que esses erros são notórios e as irresponsabilidades são evidentes. No entanto, as apurações criminais, como são de costume no Brasil, serão esquecidas ou deixadas de lado. Espero estar errado, mas acredito que logo tudo será esquecido pelo governo e até mesmo por nós, meros cidadoas que não perdemos nenhum ente querido. Já as famílias gaúchas terão que conviver com essa dor para sempre.

Você se lembra das tragédias das chuvas no Rio de Janeiro? Então, até hoje algumas pessoas não receberam ajuda e pouca gente se importou com o fato de que milhões de reais, mais da metade tenha sido desviado. E os mesmo “governantes” que ficaram chocados com o drama carioca também ficaram com o gaúcho. A corrupção toma conta do Brasil e o “esquecimento” também.

Nenhum comentário: