terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Sol, um jornal diferente na década de 60



Dizem que para conhecer o presente e o futuro, temos que conhecer o passado. Com esse pensamento tive a ideia de assistir vários filmes e documentários todos os dias. Em setembro de 1967, nasce no Rio de Janeiro o jornal-escola “O Sol”, uma experiência que apesar de efêmera, seria única no jornalismo brasileiro.

Seu idealizador, o jornalista, poeta e artista plástico Reynaldo Jardim deu o pontapé inicial e lançou o desafio de juntar profissionais e estudantes numa redação para colocar diariamente um jornal de esquerda, nas bancas de revistas... “e encher de alegria e preguiça a vida dos cariocas”, conta Caetano Veloso.

A equipe de profissionais do novo jornal fizeram um concurso para selecionar 30 estudantes de História, Letras, Ciências Social e Comunicação. Na lista de aprovados, Sérgio Gramático, um estudante ousado e politizado que cursava o primeiro ano de jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro, e acredita que, para vencer na vida, nenhuma oportunidade poderia ser desperdiçada. (Recomendo conhecer um pouco mais da história de Gramático, grande jornalista), entre outros profissionais como Ruy Castro, Vladimir Palmeira, Ittala Nandi, etc.

O jornal, ou melhor, o Sol “brilhou” em um período em que o Brasil vivia o pós-golpe militar de 64, a tensão das passeatas estudantis, a efervescência dos festivais de música e o AI-5. “O Sol surgiu num momento extremamente importante não só no contexto nacional como internacional. Os anos 67 e 68 foram anos extremamente efervescentes e nós fizemos parte de uma juventude que não teve paralelo anterior nem posterior; uma juventude singular...”

Esse documentário de Tetê Moraes e Martha Alencar é fenomenal e recomendo as pessoas assistirem. Participaram do Jornal “O Sol”, pessoas como Chico Buarque, Caetano Veloso, Arnaldo Jabor, Zuenir Ventura, Ziraldo, Ana Arruda Callado, entre outros... Veja o site do filme: http://www.osolfilme.com/

O filme pode ser encontrado para downloads.  Assista o Trailer abaixo:




Nenhum comentário: