domingo, 13 de novembro de 2011

Nelson Mandela - Político Africano

Olá, boa noite. Mantendo a tradição da coluna “Mudaram o Mundo”, contarei a história de mais um cara importante para a sociedade. Tirando os dois: Faraó Menes e Hammurabi – que não estão mais conosco - o personagem de hoje ainda continua vivo. É nada mais, nada menos que Nelson Mandela (1918). Porque Mandela?

Bom, resolvi colocar Mandela, pois hoje, assisti ao filme: “Mandela - A Luta pela Liberdade” (recomendo). A película conta a história do homem que revolucionou a África do Sul. Mandela foi o preso político mais famoso do mundo. Ele ficou 27 anos na cadeia. Depois, torno-se o primeiro negro eleito presidente do seu país.

Militante político e um combatente em favor da liberdade. Nelson Rolihlahla Mandela nasceu no dia 18 de julho de 1918 em Transkei, África do Sul. Ele estudou Direito nas universidades de Fort Hare e de Witwatersrand. Em 1944, junto com outros militantes, fundou a ala jovem do Congresso Nacional Africano (CNA), com o objetivo de combater o regime apartheid sul-africano, que impunha uma violenta segregação racional no país. Em 1949, Mandela tornou-se secretário geral do CNA e, em dezembro de 1952, ele foi preso.

Embora sua condenação de nove meses tenha sido suspensa, ele foi proibido de deixar Johannesburgo. E essa proibição voltaria acontecer nos noves anos seguintes. Sua luta conta o apartheid não esmorecia. Em dezembro de 1956, ele foi preso novamente junto com outras 156 pessoas, todas acusadas de traição. O julgamento se estendeu até 1961 e todos acabaram absolvidos. Mas, depois que 69 negros foram mortos num conflito com a polícia durante uma manifestação contra o apartheid, o CNA e outras organizações do gênero foram proibidas. Mandela, então, passou a viver na clandestinidade e em junho de 1961 foi criada a Lança da Nação, um braço armado do CNA para iniciar a luta armada contra o governo racista da África do Sul.

No início de 1962, ele abandou seu país e viajou por outros países da África, com intenção de se preparar para a guerrilha. Mas, quando regressou, foi novamente preso junto com outros militantes da organização e condenado à prisão perpétua. Durante 27 anos foi o preso político mais famoso do mundo e tornou-se um símbolo nacional e internacional da luta contra o apartheid.

Em 1982, teve início uma campanha internacional para libertação de Mandela. Mas ele só saiu co cárcere em 1990. Em 1991, as leis do apartheid foram liberadas. Em 1993, Mandela e Frederick Willem de Klerk, então presidente da África do Sul, dividiram o prêmio Nobel da Paz.

Em abril de 1994, Mandela, tornou-se o primeiro presidente negro da República da Afrida do Sul, cumprindo o seu mandato até 1999. Depois, tornou-se ativo militante dos direitos humanos. Na Copa do Mundo de 2010, realizada no país africano, ele participou ativamente de quase todos os jogos, mesmo tendo 93 anos. Outro fato imporante que aconteceu, foi que durante a Copa, sua bisneta Zenani Mandela, 13 anos, sofreu um acidente trágico e faleceu.

Um comentário:

Paulo Gamba disse...

Este sim é um homem ao qual sonhamos sempre ser... Madiba