segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791)

Leitor... ontem não deu para postar a coluna “Mudaram o Mundo”, pois foi o casamento da minha querida irmã. Hoje, irei escrever sobre Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791), que foi um prodígio musical na infância e, quando adulto, compôs óperas e sinfonias memoráveis. Embora o talento, acabou morrendo pobre.

Ele nasceu em Salzburgo, na Áustria, seu pai se se chamava Leopoldo Mozart e era compositor e músico do arcebispo de sua cidade natal. Tanto Wolfgang como sua irmã mais velha, Marianne (Nannerl) foram considerados prodígios musicais na infância. De fato, aos cinco anos de idade Mozart já compunha minuetos. O pai levou as crianças para visitar o imperador em Viena e acabou viajando com eles para França e Holanda.

Aos dez anos, Mozart já havia composto quatro sinfonias e um oratório popular. Aos catorze, ele regeu sua ópera Mitridate ao cravo no Alla Scala de Milão, o maior teatro de ópera da Europa.

Apesar de seu brilhantismo musical – ou, talvez devido a ele -, Mozart não conseguiu ficar por muito tempo compositor da corte. Por isso, passou os anos entre 1771 a 1787 viajando e escrevendo por encomenda por toda a Europa: Milão, Viena, Munique, Augsburbo, Mannheim e Paris. Em 1778, se apaixonou pela bela e talentosa soprano Aloysia Weber, prima do compositor Karl Maria Von Weber (1786 – 1826). Como Aloysia não correspondeu a seus afetos, ele se casou quatro anos depois com sua irmã Constanze.

Mozart conseguiu compor movimentos inteiros de cabeça e depois escrevê-los como quisesse, muitas vezes enquanto se empenhava em outras atividades. Também foi um grande regente e instrumentista, dominando o violino e os instrumentos de teclas.

Como compositor, Mozart, se destacou na música operística, religiosa, sinfônica e de câmara. E foi o gênio com um talento musical extensão quase limitada.

Em 1786 e 1787, Mozart compôs duas das maiores óperas da história “As Bodas de Fígaro e Don Giovanni”. Num período de sete semanas em 1788, Mozart escreveu três de suas sinfonias mais famosa, Mi Bemol Maior, Sol Menor e Dó Maior (a Júpiter). Em 1790, ele escreveu as operas Cosi Fan Tutte e A Flauta Mágica. Muito críticos consideram esta última não somente sua ópera mais memorável como também a maior ópera escrita em alemão.

Apesar do imenso sucesso das composições de Mozart e de seu trabalho como professor na corte, cuidar do dinheiro não era seu forte. Por isso, viveu na probreza. Mozart adoeceu e morreu muito jovem, com apenas 35 anos de idade. Mas isso não impediu que ele entrasse para a história como um dos mais talentosos compositores que existiram.

Indico:

Nenhum comentário: