quinta-feira, 28 de julho de 2011

Cia. Livre revisita repertório para celebrar 5 anos de vida

A Cia. Livre de Teatro celebra seus cinco anos de formação com uma temporada que irá tomar conta do Teatro Municipal “Nelson Castro”, em Rio Preto, de hoje até domingo. Serão cinco espetáculos. O grupo abre as apresentações nesta noite com a peça “5 por 1 - 5 personagens no palco x 1 ator encena”, onde o ator e diretor Leandro Aveiro interpreta quatro personagens inspirados em mulheres famosas.

A quinta personagem é uma anônima que almeja ser apresentadora de TV. Com essa comédia autoral, que estreou em outubro de 2010, o grupo mostra uma outra face, já que sua principal característica é a adaptação de obras literárias - em especial, os contos - como base para sua dramaturgia. Foi assim com o trabalho de estreia, “As Noivas”, que nasceu da adaptação de três obras de Nelson Rodrigues - “As gêmeas”, “O Pastelzinho” e “Delicado”.

Mais tarde, em 2008, foi a vez de uma versão teatral para uma das obras dos Irmãos Grimm, gerando “Branca de Neve...”. Nesse caso, o grupo decidiu falar também de preconceito e respeito à diversidade no teatro infantil. A Branca de Neve da companhia é negra e foi originalmente interpretada pela atriz Gisele Lançoni - e agora é feita por Marcella Faria.

Divulgação
“Branca de Neve...”: grupo colhe matéria-prima na literatura


A companhia dedicou-se também à adaptação de “A Cartomante”, conto de Machado de Assis, em 2009. O espetáculo homônimo tem uma forte relação com a música. É o tango que embala a peça. “Um número de tango deixa transparecer a dúvida da personagem. Se ela fica com o marido ou se entrega a uma aventura amorosa com o amante”, conta Leando Aveiro.

Por meio de flashbacks, os atores da companhia mostram três finais possíveis para o espetáculo e, ao término, um deles se revela como o verdadeiro. Para Aveiro, os cinco anos de companhia devem ser celebrados especialmente pelo que o grupo alcançou neste período. “Tivemos muitas conquistas que não esperávamos.”

Quando fala sobre isso, Aveiro cita, entre outras vitórias, o fato de o grupo ter sido contemplado em 2008 pelo programa municipal de fomento “Nelson Seixas” e as participações no Festival Internacional de Teatro (FIT) em 2010, com “A Cartomante”, e em 2009, com “As Noivas”.

Aliás, foi em uma das edições do FIT que o grupo rio-pretense encontrou subsídios para o espetáculo infantil que estreou em março deste ano - “Veludinho”. Aveiro conta que conheceu a escritora Martha Azevedo Pannunzio - autora do livro que dá nome à peça - em uma das passagens dela por aqui. Em 2007, “Era uma Vez um Rio”, outra obra da escritora, chegou a Rio Preto em uma versão para os palcos durante o festival internacional. Foi nessa ocasião que Aveiro conheceu a autora e sua obra.

Divulgação
‘Veludinho’, peça mais recente, estreou em março desse ano


Anos depois, a Cia. Livre levou para o palco a história do menino Edu, que sonha ter uma espingardinha para sair à caça junto ao seu irmão e amigos. Mas quando ele consegue a espingarda, acerta um passarinho e se arrepende. Ele apelida a ave de Veludinho e passa a fazer de tudo para salvá-la.

De todo o repertório da companhia, o único espetáculo que não integra a temporada que se inicia hoje é “Álbum de Família”, de 2008, baseado na obra de Nelson Rodrigues. O alto custo com direitos autorais inviabilizou a apresentação da peça durante a celebração do quinto ano de vida do grupo.

Formação

Atualmente, além dos fundadores - Leandro Aveiro e Anderson Niels - a Cia. Livre conta com Edma Brazil, Rosimeire Rossine, Debora Louzanine, Eunice Maria Borges, Kiko Andrade, Marcella Faria, Rodrigo Tresso, Franklin Catan, Rafaela Merighi, Inajara Fabiana, Enzo Brena e Nilza Yara.

Há ainda colaboradores como Elaine Matsumori e Durval Telles. Para o futuro, o grupo planeja montar “Ciranda de Pedra”, uma adaptação do romance de Lygia Fagundes Telles. “Queremos fazer voltado para o musical, com a MPB dos anos 80”, conta Aveiro.

Serviço

Temporada Cia. Livre de Teatro. Até domingo, no Teatro Municipal “Nelson Castro”, em Rio Preto. Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Ingressos antecipados custam meia. Informações: (17) 3234-4297 e (17) 9106-2992.

Fonte: Diário da Região

Nenhum comentário: