Como alguns blogueiros conseguem ter (e manter) milhares de visitas diárias
Conquistar um espaço na Internet não está restrito apenas às grandes empresas, marcas e celebridades. As áreas de interesse no ciberespaço são tantas que há oportunidade para todos que desejam se aventurar no mundo dos blogs. Qualquer assunto pode ser abordado, a diferença é que alguns se tornam mais visíveis que outros. A grande questão é: por que alguns blogs emplacam e outros não?
Para Eduardo Mendes, do blog Testosterona, o conteúdo é um ponto fundamental, “é algo que o público se interessa e busca”. Já Deivid Peeter, do blog Caramujo Louco, acredita que a frequência faz a diferença: “Se você quer leitores diários no seu blog, atualize diariamente”. Concordando, Gislaine Lima, do Insoonia, conta que chega a fazer novos posts cerca de sete vezes por dia.
Os blogs com expressivo número de visitantes nasceram dos mais diversos jeitos. Nem todos iniciam um blog com a intenção de fazer sucesso, o que eles querem mesmo é divertir os leitores. “Criamos o Insoonia apenas para divertir nosso público”, conta Gislaine. A simples vontade de compartilhar algo com o mundo, aliada com o objetivo de distração nas horas vagas também são grandes fatores motivacionais para grande parte dos blogueiros. “A ideia surgiu da minha necessidade em dividir com os demais coisas que eu encontrava na Internet, com o objetivo de me distrair nas horas vagas”, afirma Deivid.
As ideias de criação dos posts surgem de pesquisas dos mais variados sites, juntamente com sugestão dos leitores. “O importante mesmo é estar antenado com o que está acontecendo ao seu redor e aproveitar isso no blog”, afirma Eduardo. É preciso fazer um bom uso da criatividade para tornar uma imagem qualquer, aparentemente sem graça, em um motivo de piada, apenas adicionando uma inusitada legenda. “Tem que soltar a imaginação” afirma Deivid. Também é fundamental tratar de temas que se tenha muita afinidade para conseguir fazer dos assuntos aparentemente triviais, como sexo, cerveja, futebol e mulher, ingredientes essenciais em um blog que recebe cerca de 30 mil visitas por dia, como é o caso de Eduardo e seu blog Testosterona, em que tais elementos quase servem de resumo para seu leque de interesses.
Sem querer, por indicação de amigos ou mesmo procurando um tema específico, são algumas das formas com que os internautas acabam conhecendo os blogs. Aqueles que acessam a internet todos os dias sempre se deparam com algo novo. “Eu estava fazendo uma busca no Google e então achei o Insoonia”, comenta a pernambucana Katyane Duarte, formada em Administração de empresas. Dependendo do que encontram, é nesse primeiro contato que os recém chegados se tornam freqüentadores assíduos. Para o paulistano Vitor Hugo, estudante de Design Gráfico, “são os vídeos do blog Testosterona que chamam mais atenção”, já para Katyane Duarte, visitante diária do Insoonia, o atrativo está na “forma descontraída com a qual os assuntos são abordados”.
O atual e crescente interesse do público nos blogs pode ser explicado por algumas de suas características: o texto ligeiro e as informações peculiares e únicas que fogem das pautas dos demais veículos, como explica a mestranda em comunicação pela PUC-SP, Joyce Silva. Ainda de acordo com a mestranda, o fenômeno da blogosfera capta o público curioso, que se interessa pelo ponto de vista do outro, do inusitado e até do bizarro, mesmo que seja escrito por pessoas anônimas – é o que se chama “sucesso dos anônimos”.
Dicas para blogueiros
Fonte: Texto retirado do site da “Faculdade Casper Libero”
Conquistar um espaço na Internet não está restrito apenas às grandes empresas, marcas e celebridades. As áreas de interesse no ciberespaço são tantas que há oportunidade para todos que desejam se aventurar no mundo dos blogs. Qualquer assunto pode ser abordado, a diferença é que alguns se tornam mais visíveis que outros. A grande questão é: por que alguns blogs emplacam e outros não?
Para Eduardo Mendes, do blog Testosterona, o conteúdo é um ponto fundamental, “é algo que o público se interessa e busca”. Já Deivid Peeter, do blog Caramujo Louco, acredita que a frequência faz a diferença: “Se você quer leitores diários no seu blog, atualize diariamente”. Concordando, Gislaine Lima, do Insoonia, conta que chega a fazer novos posts cerca de sete vezes por dia.
Os blogs com expressivo número de visitantes nasceram dos mais diversos jeitos. Nem todos iniciam um blog com a intenção de fazer sucesso, o que eles querem mesmo é divertir os leitores. “Criamos o Insoonia apenas para divertir nosso público”, conta Gislaine. A simples vontade de compartilhar algo com o mundo, aliada com o objetivo de distração nas horas vagas também são grandes fatores motivacionais para grande parte dos blogueiros. “A ideia surgiu da minha necessidade em dividir com os demais coisas que eu encontrava na Internet, com o objetivo de me distrair nas horas vagas”, afirma Deivid.
As ideias de criação dos posts surgem de pesquisas dos mais variados sites, juntamente com sugestão dos leitores. “O importante mesmo é estar antenado com o que está acontecendo ao seu redor e aproveitar isso no blog”, afirma Eduardo. É preciso fazer um bom uso da criatividade para tornar uma imagem qualquer, aparentemente sem graça, em um motivo de piada, apenas adicionando uma inusitada legenda. “Tem que soltar a imaginação” afirma Deivid. Também é fundamental tratar de temas que se tenha muita afinidade para conseguir fazer dos assuntos aparentemente triviais, como sexo, cerveja, futebol e mulher, ingredientes essenciais em um blog que recebe cerca de 30 mil visitas por dia, como é o caso de Eduardo e seu blog Testosterona, em que tais elementos quase servem de resumo para seu leque de interesses.
Sem querer, por indicação de amigos ou mesmo procurando um tema específico, são algumas das formas com que os internautas acabam conhecendo os blogs. Aqueles que acessam a internet todos os dias sempre se deparam com algo novo. “Eu estava fazendo uma busca no Google e então achei o Insoonia”, comenta a pernambucana Katyane Duarte, formada em Administração de empresas. Dependendo do que encontram, é nesse primeiro contato que os recém chegados se tornam freqüentadores assíduos. Para o paulistano Vitor Hugo, estudante de Design Gráfico, “são os vídeos do blog Testosterona que chamam mais atenção”, já para Katyane Duarte, visitante diária do Insoonia, o atrativo está na “forma descontraída com a qual os assuntos são abordados”.
O atual e crescente interesse do público nos blogs pode ser explicado por algumas de suas características: o texto ligeiro e as informações peculiares e únicas que fogem das pautas dos demais veículos, como explica a mestranda em comunicação pela PUC-SP, Joyce Silva. Ainda de acordo com a mestranda, o fenômeno da blogosfera capta o público curioso, que se interessa pelo ponto de vista do outro, do inusitado e até do bizarro, mesmo que seja escrito por pessoas anônimas – é o que se chama “sucesso dos anônimos”.
Dicas para blogueiros
Fonte: Texto retirado do site da “Faculdade Casper Libero”
Nenhum comentário:
Postar um comentário