terça-feira, 1 de maio de 2012

Lao Tzu - (604-531 a.C), The Master.


Hoje, não é domingo, mas vou escrever sobre mais um personagem do “Mudaram o Mundo”. Conto a história de Lao Tzu (Lao-Tsé), nascido (604-531 a.C). Lao é um velho chinês que foi fundador do Taoísmo, hoje uma das maiores religiões do mundo. Em alguns sites você acha informações como The Master, ou seja, O Mestre.

Nascido em Keuh-jin, na China, Lao Tzu (que seu nome verdadeiro significa “velho mestre”), trabalho durante um certo tempo como historiador e responsável pelos arquivos oficiais dos imperadores da dinastia Chou. Acredita-se que nessa época ele teria escrito o Tao Te Ching (Livro da Razão Suprema), uma das mais antigas e influentes obras filosóficas originárias do Oriente. Ela forma a base do Taoísmo.

Em seu livro, Lao descreve sua crença de que a ordem do mundo se baseia no Tao (que pode ser traduzido como Caminho ou Estrada) que uma pessoa segue na vida. O Taoísmo baseia-se no princípio de que as pessoas não devem ir contra o Tao, mas se submeter a ele e aceitá-lo. Deve-se buscar a simplicidade, a naturalidade e o equilíbrio. Este equilíbrio se resume no yin e no yang, que literalmente significam o lado negro e o lado ensolarado de uma mesma colina, mas que simbolizam o equilíbrio de elementos opostos, como luz e sombra, macho e fêmea, fraco e forte, céu e terra, preto e branco ou bom e mau.

Ao seguir o Tao, Lao Tzu, desenvolve a teoria de que o homem aplica a ideia do Te, temo que se traduz aproximadamente como virtude. O Te também se aplica à qualidade do yin e do yang, tornando possível que haja tanto a boa como a má virtude, cada qual com sua própria recompensa. Nesse sentido, o Te é como a doutrina hindu do karma ou a ideia cristã de pecado.

No Hinduísmo, a recompensa de uma pessoa vem após a morte, no ciclo de reencarnação no Céu. No Taoísmo (ou Física, como descrito na Terceira Lei do Movimento, de Isaac Newton), uma ação leva a uma reação próxima ou imediata e de igualdade magnitude. Essa sua época, Lao Tzu foi bastante respeitado e tornou-se uma grande influência durante várias gerações de teólogos.

Nenhum comentário: