quinta-feira, 24 de maio de 2012

Álvaro Dias mantém seu caráter em discurso




Quero com muita honra postar o o que recentemente o Senador Álvaro Dias (PSDB-PR), um homem que tive orgulho de conhecer pessoalmente e ficou ainda maior minha admiração pelo seu trabalho no Paraná. Ele recebeu em seu gabinete a figura do presidente da CBF, José Maria Marin.

Muita gente se preocupou acreditando que a aproximação poderia diminuir o ímpeto investigativo do sempre combativo político paranaense.

Porém, em recente discurso no Senado, posterior ao encontro, Álvaro Dias demonstrou a isenção esperada por toda a população e amantes do futebol que sonha em ver esse esporte em ascendência e ter a fama do “Melhor Futebol”, resgatada.

Destaco aqui, alguns trechos, do seu discurso:

“Quero, Sr. Presidente, ainda me reportar, já que falei em injustiças, a uma grande injustiça: o Presidente da CBF dá aumento de salário a si próprio e a aliados. Refiro-me a uma pessoa até que prezo: o atual Presidente da CBF, José Maria Marin, que esteve há poucos dias em meu gabinete, que é meu amigo, mas que, em menos de dois meses no cargo, o seu próprio salário e dos principais integrantes da cúpula da entidade, esses salários foram reajustados. Pasmem: o Presidente da CBF recebe, por mês, R$160mil de salário! Cento e sessenta mil reais de salário desde abril. Ricardo Teixeira ganhava R$98mil.”

“(em resposta a Paulo Paim, PT-RS, que afirmou, erroneamente, que o valor não era mensal) Mensais. Está aqui na Folha de S.Paulo. Eu até prefiro que o jornal tenha se equivocado. Espero que a CBF esclareça e diga que o jornal errou, porque jornalista também erra, como todos nós. Quem sabe houve um equívoco! Está aqui e, diante deste fato, é impossível calar. Está aqui. O Presidente da CBF recebe R$160mil desde abril e o seu antecessor, o inominável Ricardo Teixeira, ganhava R$ 98mil.”

“Essas informações estão na reportagem assinada por Sérgio Rangel, da Folha de S.Paulo. O texto foi publicado no sábado e também informa que, pelo cargo de assessor especial da Presidência, o Marco Polo Del Nero, meu amigo Presidente da Federação Paulista de Futebol, ganha um salário de R$ 130 mil por mês.”

“Agora veja, Senador Paim: o Governo não tem dinheiro para pagar a aposentadoria daqueles que são vítimas de um assalto ao instituto denominado Aerus e até hoje não recebem os seus direitos. O Governo diz que não há recurso para pagar uma aposentadoria miserável. No entanto, a CBF, que é uma entidade paraestatal – sim, é uma entidade paraestatal –, deveria ter as suas contas aprovadas ou rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União.”

“A Seleção Brasileira de Futebol é parte do patrimônio cultural do povo brasileiro, e ela é a origem dos recursos atribuídos à CBF. Portanto, de forma direta ou indireta, a CBF manipula recursos públicos. E há que se prestarem contas sim. Isto aqui é um absurdo. Isto aqui é uma indignidade, é uma afronta à pobreza existente no Brasil.”

“Ora, a CBF não está acima do bem e do mal, muito pelo contrário, ela tem vivido, nos últimos anos, na seara do mal. Não há como não contestar as ações administrativas desta entidade, ações tão denunciadas nos últimos tempos. Mas esta do salário não é apenas surpreendente. Isto é estarrecedor e revela uma postura de indignidade que tem que ser repelida, que tem que ser combatida. Não há como aceitar isso.”

“Repito: tomara que o jornalista esteja equivocado. Tomara que o Sérgio Rangel, que assinou esta matéria no jornal Folha de S.Paulo, esteja equivocado, que isso não seja verdade, que houve um enorme equívoco, que há um zero a mais neste salário. Porque, se retirássemos um zero, seria um bom salário para o Presidente da CBF, R$16 mil. Mas R$160 mil é demais. Isso é uma ignomínia que tem que ser repelida.”

“E nós aguardamos as explicações da CBF não para o Senado Federal, mas para o povo brasileiro.
Muito obrigado, Senhor Presidente.” - FIM

Quero frisar, que o Senador e o novo presidente da CBF são amigos. E com esse discurso, mostrou mais uma vez o caráter que ele tem. Penso como Álvaro, não é porque alguém é meu amigo que tenho que apoiar todas suas ações e opiniões. Precisamos ser justo para termo um País justo.

Não podemos omitir o que os nosso amigos fazem, apenas para segurar nossa amizade. Prefiro ter amigos que briguem comigo quando eu estiver errado, do que aqueles que só querem alguém do lado.

Se Álvaro Dias está correto em tudo que faz, não sei. Mas que ele vem mostrando um trabalho digno e de honra, isso vem. Tomara que continue assim, pois sempre terá o meu respeito.


Obs: Nessa foto, está eu e Álvaro Dias, na entrega do Prêmio Top Blog, que é dado para os melhores Blogs do Brasil. Álvaro ganhou com o seu blog – ttp://www.alvarodias.blog.br/ na categoria Política. Eu fiquei sem 2º lugar, na categoria Notícias e Cotidiano, entre aproximadamente 158 mil inscritos.

Nenhum comentário: