Pais, dexem a criança ser criança; o desenvolvimento é maior
Desde o útero materno, a criança desenvolve o sentido do seu
espaço, porém não tem a definição do que ela está tocando. A afirmação é do
fisioterapeuta Estevão Mendes.
“Quando ela se mexe, o objetivo é querer entender o que está
acontecendo, mesmo não enxergando. Essa percepção de espaço acontece no
nascimento, e se porventura o parto é normal, a probabilidade de
desenvolvimento da criança é muito maior,” diz Mendes.
O ser humano tem cinco captores principais: pés, olhos,
orelha interna, oclusão (dentes e mordida) e pele. “A pele é um dos primeiros
captores, pois é a que manda sinais para outros sentidos”, diz Mendes.
A outra parte do desenvolvimento da criança começa com a
mudança da posição: rolar, rastejar, engatinhar e andar. “Quem passa por todas
essas situações têm maior facilidade de desenvolvimento neuropsicomotor,
aumentando a capacidade de entendimento. Isso vai servir para ele enfrentar a
vida”, diz.
A criança deve levantar-se com as próprias forças; e quando
isso não acontece o pai o pai deve amparar e não estimular a andar, ou seja,
colocá-la de pé sem que esteja preparada. Isso pode fazer como que o pequeno
desenvolva patologias presentes ou futuras.
As patologias presentes são os problemas causados nas
pernas, joelhos e pés, que não estavam com estabilidade suficiente para
suportar o peso da criança, podendo deixar as pernas tortas e os pés achatados,
acarretando dificuldade de se manter em pé.
Nas patologias futuras, considerando a fase adulta, o ser
humano pode desencadear escoliose e outras ‘doenças’.
Nas crianças que não passaram pelas fases estimulantes na
escola os captores não responderão corretamente, explica Mendes. Se esses
captores não modulam com coerência, a criança fica mais inquieta e não consegue
prestar atenção na aula, além de não ter concentração em nada do que faz.
Mendes diz que tanto mais o pais deixarem a criança ser
criança (andar descalça, andar e brincar na grama, terra e outros pisos) maior
o desenvolvimento. “Essa geração que está vindo fica enclausurada em
condomínios, até pelo pouco tempo que os pais têm para dar atenção. Isso deixa
a criança inibida, por isso, aconselho deixá-la andar e criar confiança para
descobrir o mundo”.
Atualmente, os pais compram videogame ou computador e
interrompem as crianças de andar ou fazer outras atividades que podem
auxiliá-las no desenvolvimento ou reflexo.
Além disso, é preciso dar mais atenção para os filhos
aprenderem a conviver e a dialogar com outras pessoas, tornando os sentidos
mais apurados.
Mendes explica que o melhor a fazer para corrigir os erros
posturais é praticar atividades físicas. “É claro, os pais não devem forçar uma
criança a correr sete quilômetros, mas podem fazer com ela ande dois
quilômetros com eles, estimulando a fazer um exercício, o que vai beneficiá-lo”.
A criança precisa ser estimulada a praticar atividades desde
os dois anos, e por isso pode começar com a natação para entender os
movimentos. Assim, ela começa a buscar o seu espaço e suas possibilidades.
Sobre o tempo passado em frente à televisão é necessário que
os pais dosem a hora e igualem o tempo da TV com outras atividades para criar
qualidade de vida.
Uma boa opção para os filhos, segundo Mendes, são as
colônias de férias, porque ajudam a conhecer e a descobrir situações novas.
Agora, se a única opção seja deixar seu filho apenas no computador ou na TC, o
jeito é dosar com outras atividades e brincadeiras.
Tudo que é feito em excesso é prejudicial. O pai precisa
estimular o filho a ter interesse. Sem força. “A partir do momento que se torna
algo forçado, pode trazer prejuízos futuros”, explica.
Obs: Essa minha matéria foi publicada no Jornal da Educação do Diário da Região, no mês de março.
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