terça-feira, 3 de abril de 2012

Nota da CHAPA 2 - Sindicato dos Jornalistas

Nota da CHAPA 2 - Renovar para Mudar, Sindicato é Pra Lutar! a propósito do encerramento do processo eleitoral no SJSP


São Paulo, 2 de abril de 2012


Aos/às colegas jornalistas!
A todas e todos que apoiaram a renovação no Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo!


Chegamos ao fim de mais um processo eleitoral no Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP). Nós, membros da CHAPA 2, gostaríamos de agradecer àquelas e aqueles que apoiaram o nosso programa, se somaram à nossa luta e defenderam a necessária mudança na direção da nossa entidade. Por 643 votos a 500, o grupo situacionista saiu-se vencedor e conduzirá o Sindicato por mais três anos. A Oposição recebeu cerca de 44% dos 1.143 votos válidos.

O SJSP é o maior sindicato da categoria no país em número de profissionais sindicalizados, e possui em sua base cerca de 20 mil jornalistas. Em São Paulo concentram-se algumas das mais poderosas empresas jornalísticas do Brasil. O SJSP, por seu papel na luta contra a Ditadura Militar no caso Herzog e por representar uma categoria chave na disputa midiática em nosso país, tem importância no movimento sindical e social que vai bem além de suas modestas dimensões atuais.

O processo eleitoral apontou questões para as quais a categoria como um todo precisa olhar com atenção no próximo período:

1) O número de votos válidos voltou a cair. Foram 1.300 na eleição de 2006; 1.168 em 2009; e 1.143 em 2012. Combinando-se com a preocupante queda no número de jornalistas sindicalizados (enquanto o número de jornalistas no mercado de trabalho tem crescido), esse dado reflete o afastamento da categoria de sua entidade e um declínio na representatividade do Sindicato dos Jornalistas, que é preciso reverter. Hoje o SJSP tem pouco mais de 3.900 associados, contra 4.900 no ano de 1997.

2) Caiu mais ainda o número de votantes nas urnas que circularam pelas redações, mostrando que as demissões em massa que continuam ocorrendo na categoria e a enorme pressão patronal têm afastado ainda mais os jornalistas do Sindicato. A direção da entidade não pode seguir inerte diante deste processo. É urgente planejar e iniciar uma ampla campanha de sindicalização nas redações de todo o Estado (incluídas as pequenas), nas assessorias, nos portais, nos órgãos públicos das três esferas e onde quer que haja jornalistas.

3) Além da campanha difamatória realizada por alguns membros da atual diretoria e candidatos da Chapa 1 contra a CHAPA 2 (motivo de nota específica de nossa parte), a eleição recém encerrada foi marcada por episódios lamentáveis como atrasos propositais na abertura de urnas; uso das mídias do SJSP para ataques à CHAPA 2; intimidação e desrespeito contra mesários, fiscais e até integrantes da Comissão Eleitoral, tornando necessária até mesmo a impugnação de uma urna em Sorocaba.

4) Uma vez mais, a disputa entre as chapas não se deu de forma igualitária. A CHAPA 2 precisou recorrer à Justiça do Trabalho para ter acesso aos endereços e telefones dos associados — sob controle da direção do SJSP e, portanto, da Chapa 1. Mesmo assim, este cadastro só foi tornado disponível cinco dias antes do primeiro dia de votação (e sem os endereços eletrônicos dos jornalistas). Da mesma forma, a Comissão Eleitoral, constituída em sua maioria por membros indicados pela Chapa 1, decidiu não pagar o trabalho dos mesários durante a eleição, impondo assim à CHAPA 2 uma pesada despesa adicional de R$ 5 mil. Até a propaganda visual na sede do Sindicato, que é autorizada pelo Estatuto e ocorreu em eleições anteriores, foi impedida desta vez.

5) Por outro lado, um fato novo e positivo deste processo eleitoral foi que a campanha, desta vez, conseguiu envolver setores da categoria que antes permaneciam distantes do SJSP. Há tempos a categoria não acompanhava tão de perto e com tanto interesse as eleições para a direção da nossa entidade. O fato de o continuísmo haver prevalecido no universo de sindicalizados votantes, em contraposição ao interesse geral pela mudança, mostra que é fundamental aproveitar esta empolgação para sindicalizar estes colegas e incorporá-los à vida sindical. Se a categoria deseja renovação de fato, não pode ficar de fora da sua entidade; tal comportamento só favorece àqueles que estão na direção há duas décadas, bem como aos patrões, que têm pela frente um Sindicato frágil e esvaziado.

Agradecemos imensamente a todas e todos que confiaram seu voto e dedicaram seu apoio à CHAPA 2, que acreditaram e lutaram pelo honrado e único objetivo de trabalhar por um Sindicato mais firme, atuante e representativo de todos os jornalistas. Como sempre fizemos, procuraremos, com a participação da categoria, fiscalizar a diretoria eleita e exigir que cumpra seus compromissos e seu programa de campanha.

Continuaremos batalhando para dar ao nosso Sindicato um perfil combativo e classista, lutando por nossas bandeiras históricas: independência do SJSP frente a patrões, governos e partidos; aumentos reais e unificação dos pisos salariais; mensalidades proporcionais ao salário e fim da cobrança de taxas compulsórias; reforma do Estatuto, com a finalidade de democratizar a entidade; e tantas outras.


Seguimos juntos nesta luta!


Chapa 2 - Renovar para Mudar, Sindicato é Pra Lutar!

Nenhum comentário: