quinta-feira, 12 de abril de 2012

Minha indignação com o Rodeio de Mirassol (SP)

Nunca fiz isso, mas hoje, vou escrever sobre minha indignação com os organizadores do Rodeio de Mirassol (SP). Ontem, eu e mais três amigos fomos até o evento, pois nos informaram que estava tendo meia-entrada. Chegamos ao local e, realmente, tinha uma placa e fila para estudantes. Percebi que a fila não andava e fui questionar o motivo.

Nesse momento fui informado que o pessoal só estava aceitando a carteirinha da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES) ou da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Ué, espera aí... Eu sou estudante, estou com a carteirinha da UNILAGO e cadê o meu direito de pagar meia-entrada? Nessa fila, tinha gente da UNIRP, UNIP, FAMERP, UNESP, Faceres, até mesmo estudantes da FAIMI, que pertence ao município, onde estava sendo realizado o evento não puderam entrar na festa. Agora eu te pergunto, onde estão os nossos direito, vocês acham justo jovens?

Fui conversar com o rapaz da portaria, ele que não quis se identificar informou que não podia fazer nada. Pedi a ele para chamar os organizadores e o rapaz, jovens cabelos grandes e com cara de estudante também, nada fez.

A única coisa que ele falava era: “Eu sei, vocês estão no direito, se fosse eu, faria a mesma coisa”.

EU NÃO QUERO SABER O QUE ELE FARIA SE ESTIVESSE NO NOSSO LUGAR, EU QUERIA FALAR COM ALGUM ORGANIZADOR OU RESPONSÁVEL.

Eu só queria informar os organizadores, que no mínimo umas 200 pessoas, ou melhor, jovens foram embora sem comprar o ingresso.

Denomina-se meia-entrada o direito atribuído pela legislação brasileira para que certas categorias de consumidores possam pagar apenas metade do valor estipulado ao público geral para o ingresso a espetáculos teatrais e musicais, exposições de arte, exibições cinematográficas, e demais manifestações culturais.

No Estado de São Paulo, para os alunos matriculados em estabelecimentos de ensino fundamental, médio e superior, é garantido o direito a pagar meia-entrada em cinemas, circos, espetáculos teatrais, esportivos, musicais e de lazer em geral. Esse direito está previsto pela Lei estadual nº 7.844, em 13/05/92.

A comprovação da condição de estudante pode ser feita pela apresentação da carteira da escola ou faculdade, conforme determinado na Medida Provisória nº 2208/01, sendo vedada a exclusividade na expedição de carteiras estudantis. Se não constar foto do documento, pode ser exigida a apresentação da Cédula de Identidade (RG). No caso de a carteira de estudante não apresentar data de validade, deve ser apresentado boleto bancário ou declaração de escolaridade emitida pela unidade de ensino.

Quem não possuir carteira de faculdade ou de escola pode apresentar o boleto bancário ou a declaração de escolaridade emitida pela instituição, além do documento de identificação oficial. Além disso, os estabelecimentos não podem, a partir de sua vigência, limitar a quantidade de ingressos à venda para estudantes.

Por fim, também têm direito à meia-entrada, no âmbito do Estado de São Paulo, os professores da rede pública estadual de ensino (Lei 10.858/01), as pessoas maiores de 65 anos (Lei Estadual 9.500, de 11.03.97); os aposentados (Lei Municipal 12.325, de 16.04.97) e os portadores de deficiências físicas (Lei Munipal 12.975, de 22.03.00).

Os funcionários públicos identificam-se pela apresentação da carteira funcional e os maiores de 65 anos apenas por um documento oficial, com fotografia.

Segundo o Portal da Meia Entrada, o estudante não tem direito de pagar meia entrada em duas hipóteses:

1ª - Quando junto ao ingresso está agregado um serviço, podemos dar como exemplo festas, shows e eventos que tem OPEN BAR. NESTES TIPOS DE CASO, junto ao ingresso há o serviço, no caso, bebidas gratuitas, e não há como desvincular os dois, e, como o direito do estudante é apenas à entrada ao evento, não há como garantir o desconto ao MESMO.

ESTA REGRA também vale para ÁREAS VIPS e CAMAROTES e quem tenha serviços agregados.

2ª – Quando o evento tenha apenas o CUNHO de DIVERSÃO, como festas HAVE.

Agora, gostaria de saber a opinião de vocês amigos e leitores do blog, vocês acham justo isso?

Nenhum comentário: