segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Eduardo Galeano é entrevistado no movimento dos jovens espanhóis - AcampadaBCN

Esse vídeo serve muito para os manifestantes de Rio Preto, retrata um pouco o Mundo e o que devemos fazer para acontecer mudanças, isso aconteceu na Espanha:




O escritor uruguaio Eduardo Galeano aparece de surpresa na Praça Catalunha, em Barcelona, onde jovens estão acampados desde Maio, numa manifestação que parece se espalhar aos poucos pela Europa e o mundo (estou sendo muito otimista?). Um dos jovens manifestantes liga a câmera, faz uma pergunta e Galeano, inspiradíssimo, nos conta o segredo da “vitamina E”, de Entusiasmo, e tudo mais que precisamos ouvir nesses tempos de intolerância, políticos pilantras, intelectuais oportunistas e mau-humorados crônicos.

Sugiro: ouça com o coração tranquilo, sem se obrigar a buscar quem “tem razão”. Afinal, segundo Galeano, citando Goya: “a razão gera monstros”. Não os alimente. Apenas sinta o drama e a delícia de estar vivo na Praça Catalunia, onde jovens espanhóis acampados desde Maio provocam outros jovens do mundo inteiro a repensar o nosso papel na política, nas artes e na vida.

Viva Eduardo Galeano!

PS: saiba mais sobre o movimento dos jovens espanhóis em AcampadaBCN.

Nenhum comentário: