quarta-feira, 30 de março de 2011

Personalidades dão mais credibilidade em campanhas

As propagandas de sustentabilidades também fazem parte dos trabalhos de artistas e muitos lutam pela causa

O tema mais falado nos dias atuais é “Meio Ambiente” e a palavra sustentabilidade tem estado presente em grande parte das negociações empresariais, ações publicitárias, discursos políticos, reivindicações e, há algum tempo, também está na boca e nas práticas de muitas pessoas públicas pelo Brasil e pelo mundo.

A modelo Gisele Bündchen e a atriz Isabel Filardis são exemplos de envolvimento com as causas ambientais. Além de participarem de campanhas sobre o tema, elas têm os seus próprios projetos ambientais, chamado de “Água Limpa” (no Rio Grande do Sul) e “Doe Seu Lixo” (no Rio de Janeiro), respectivamente.


Marcos Palmeira, Christiane Tornoli e Victor Fasano são outras figuras presentes em campanhas de cunho sustentável. Os globais colaboraram na ação Saco é um Saco, desenvolvida pelo Ministério do Meio Ambiente, para reduzir a quantidade de sacolas plásticas consumidas pelos brasileiros. Além disso, Christiane e Fasano já protagonizaram discursos públicos sobre a exploração amazônica. Na ocasião, ambos fizeram um abaixo assinado e conseguiram que o tema fosse discutido em plenário, em uma sessão exclusiva. Porém, não são só artistas que fazem esse tipo de trabalho, vários políticos e pessoas renomadas buscam ajudar o meio ambiente.


Para Mário Welber, jornalista e assessor do Secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas (PSDB), os artistas emprestam suas imagens, pois sabem que os seus fãs irão se conscientizar com a causa, “eles contribuí com a educação ambiental e, por serem públicas, tem mais credibilidade junto à população”, explica.


As apresentadoras Didi Wagner e Marina Person são filiadas à ONG ambiental Greenpeace e, em diversas ocasiões, deram exemplo de que cuidar do meio ambiente deve ser um dever de todos os cidadãos. “Existem muitas coisas no seu dia-a-dia que podem contribuir com o ambiente, são coisas pequenas que acabamos negligenciando. A quantidade de embalagens que agente consome na semana é uma coisa absurda. Claro que os grandes problemas são as empresas que poluem o ar, mas nós podemos fazer pequenas coisas que no futuro farão uma grande diferença”, afirma Person.


Até mesmo o astro e fenômeno do futebol, Ronaldo, se mostrou mais sustentável ao optar por uma casa com telhado verde e sistema de reciclagem de água.


Os famosos estrangeiros também fizeram e ainda fazem a sua parte. James Cameron, o diretor de Avatar, filme que foi sucesso mundial de bilheterias, mostrou a sustentabilidade no cinema e também na prática, ao vir para o Brasil protestar contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, em 2010. Ademais, os também hollywoodianos, Brad Pitt, Angelina Jolie, Leonardo di Caprio, Cameron Diaz e muitos outros aproveitam o prestígio internacional para divulgar essa prática, que é mais do que importante para todo o planeta.


A sustentabilidade tem se popularizado no discurso, mas, mais do que isso, ela deve ser colocada em prática, pois as grandes tragédias podem ser evitadas pelos pequenos atos.


Obs: Matéria feita para o jornal laboratório da Faculdade Unilago.

Nenhum comentário: