sexta-feira, 18 de março de 2011

GTR reabre temporada em seu Teatro com reeleitura do espetáculo Burundangada

Estou muito ansioso! Amanhã reestreio "BURUNDANGA" mais uma peça do GTR (Grupo Teatral Riopretense) e com um personagem muito difícil e legal de fazer: Coronel Marruá.

O mais legal este espetáculo são os trabalhos do maquiador André Moretto, que me envelheceu uns 65 anos.

Foto (Elias Mendes - Prefeita; Franklin Catan - Coronel Marruá e Lucas Felipe - João Teité)


A peça é Embalada pelo Hino Nacional Brasileiro, interpretado por Vanusa, na assembléia legislativa de São Paulo, o coronel Marruá comanda uma revolução em defesa dos latifundiários. Ambientada nas proximidades do golpe militar de 1964, esta comédia tece críticas a problemas políticos e sociais ainda hoje tão presentes em nosso cotidiano.

O Mineiro João Teité, que sempre conviveu com a fome e nordestino Mathias Cão, expert na luta pela sobrevivência travestidos de militares fazem crer a uma pequena cidade, isolada do resto do país por uma tempestade, que uma revolução visando a queda do governo está em andamento. A cidade se divide em várias facções de apoio ao novo regime e a dupla tente tirar toda a sorte de vantagens da situação.

BURUNDANGA quer dizer confusão, mas Lima Barreto, usou-o para caracterizar o panorama político e social da Primeira República. A comédia se aproxima muito da história recente do País, porque a situação que apresenta tangencia o golpe militar de 1964, e serve também à atual situação política brasileira, com todos os seus escândalos.

BURUNDANGA, é uma recriação brasileira da comédia Dell'arte italiana, escrita por Luís Alberto de Abreu e dirigida por Manoel Neves Filho e opto por uma montagem circense em razão de pesquisa que o grupo vêm desenvolvendo de resgate ao teatro popular, principalmente aos circo-teatro, hoje quase em extinção pelo país.
No elenco estão Anna Maria Camargo, Daiane Souza, Elias Mendes , Franklin Catan(eu), João Victor, Juliana Ribeiro, Lucas Felipe, Luka Viveiro, Manoel Neves Filho, Ney Catarino, Roberto Vicente e Zân Guimarães.

SERVIÇO
Espetáculo : BURUNDANGA
Direção : MANOEL NEVES FILHO
Local: TEATRO GTR - Argemiro Rodrigues GouIart nº 1887 – Parque Estoril - Contato: 32164926 ou 91255414 c/ Manoel
Data: 19/03/2011 (Sábado) Horário: 20:30 horas - Ingressos: R$10,00

Nenhum comentário: