quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

385 espetáculos são inscrito no Festival Internacional de Rio Preto

Expectativa! É a palavra certa para distinguir como anda os grupos que se inscreveram na 11ª edição do FITFestiva Internacional de Teatro, de São José do Rio Preto-SP.

O Festival recebeu 385 inscrições de espetáculos locais, nacionais e internacionais. Quinze grupos de Rio Preto se inscreveram para apenas 10 vagas. Isso quer dizer que os grupos tem 66% de chance de participar da grade.

Segundo o Secretário da Cultura, Deodoro Moreira, as inscrições que eles tiveram é um “busto” do que as companhias riopretense apresentaram no decorrer de 2010. No total, foram 198 produções do Estado de São Paulo, 51 do Rio de Janeiro, 20 do Paraná e outras 20 do Rio Grande do Sul, 18 de Minas Gerais, 9 do Distrito Federal, 7 do Ceará, 5 de Santa Catarina, 4 de Goiás e 3 da Paraíba. Os demais Estados, Pará, Pernambuco, Maranhão e Alagoas, tiveram 1 inscrição.
Já na categoria Internacional, foram 47 trabalhos de países como: França, Espanha, Itália, Portugal, Argentina, México, Peru, Venezuela, Equador e Bélgica. Ainda não tem uma quantidade exata para a seleção, mas caso, os candidatos não atendam às expectativas da curadoria – formada por quatro profissionais – serão convidados outros grupos.

O Secretário quer e espera ampliar a participação de novos países – no ano passado foram seis – especialmente com adesão dos latino-americanos. Ele também, acredita que pode conseguir reduzir os valores do custo da Cia. “Em 2010, ‘Las Julietas’ (do Uruguai) teve boa repercussão e valor baixo”, exemplifica, sobre a viabilidade financeira. “A presença da companhia citada custou em torno de R$ 35 mil”. “Os gastos com grupos estrangeiros já chegaram a ultrapassar os R$ 120 mil”, finalizou.

A programação será revelada no dia 14 de março, então, fique esperando ansioso pelo resultado, pois este ano promete mais uma vez. A seleção será feita pela jornalista Marici Salomão e pelo dramaturgo José Fernando Peixoto de Azevedo, ambos indicados pela Prefeitura, e por dois representantes do Sesc, correalizador do FIT, ainda não divulgados.

Nenhum comentário: