quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Esse texto vai para meus amigos do futebol

Faço questão de divulgar esse texto escrito pelo meu amigo e jogador de futebol André Lamas, que passou por categorias de base como do Guarani, Palmeiras, Corinthians, América FC de Rio Preto, entre outras. Entretanto, pouca oportunidade teve e foi fazer sucesso no Catar e na Hungria. Acho válido essa leitura para algumas pessoas que gostam de futebol e não entendem os bastidores, por que um jogador fez tanto sucesso na base e depois não vingou? Por que aquele jogador que não era sucesso na base vingou? Existe uma palavra que não foi colocada no texto abaixo que é: EMPRESÁRIO. Para chegar a uma conclusão, futebol é MÁFIA, ou você participa calado e faz sucesso ou você nem chega perto...

Veja o texto do André:

Sobre a escolha do Diego Costa em defender a seleção espanhola, não posso dizer que concordo, pois não é o que EU faria. Mas posso dizer, sem sombra de dúvidas, que muitos dos meus companheiros que vivem nesse mundo do futebol, conseguem "entender" essa decisão. Não o conheço, mas, para mim, isso é como uma resposta. É como um "eu venci!", dito para todos aqueles que tiveram a "oportunidade de lhe dar uma chance" e não o fizeram. Diretores medíocres que dominam o futebol. Técnicos que se apequenam em achar que são tão grandes em relação ao jogador.

O futebol está repleto de gente ignorante. Poucas pessoas corretas. E muitos, mas muitos mesmo, que chegam a ser engraçados, de tão incompetentes. Não há planejamento algum nas categorias de base. Na maioria das vezes, a base e o profissional são dois mundos diferentes. Diferentes e distantes. Não é a qualidade do jogador e a constâncias das suas atuações que vai o levar para o profissional. Não é a sua dedicação diária e empenho na busca pela melhora. Já ouvimos tantas histórias de alguém que não era nem reserva, de repente ele estava no profissional. Como assim? Como o cara não servia para a base, e serve para o profissional? Algum dos dois está errado, não está?

Concordo que nem sempre é lógico. Ás vezes pode simplesmente acontecer. Mas vocês hão de concordar que deveria existir uma linha. Uma ligação direta entre cada setor. Isso não existe. E essa "estranha" decisão de um cara escolher defender outra seleção, em uma copa do mundo dentro do seu próprio país, para mim, não tem outra explicação. A não ser uma síntese disso tudo. Uma "vingança" contra todas as faltas de oportunidades. Contra todos os babacas que devem ter passado na sua vida, porque tenho certeza que foram muitos. Até mesmo o fato de estar sendo convocado pelo Brasil, acredito que 80%, se não mais, dessa convocação, se deve ao fato de a Espanha ter demonstrado interesse. Porque nos clubes também é assim. Muitas vezes o time nem conhece o cara direito. E surge um interesse repentino, ao saber que o outro time quer. Isso é o futebol.

Para chegar na televisão do pessoal e fazer a alegria ou a tristeza do povo, antes tem que passar por uma maratona de obstáculos. Que, infelizmente, não são só a enorme concorrência de qualidade, ou as dificuldades dos fortes treinamentos. Ou então ter que ficar distante de família e amigos. Ou não poder se planejar para fazer uma viagem, por exemplo, porque você nunca sabe se vai poder. Se fosse "só" isso, já seria difícil. Mas ai entram pessoas. E pessoas, infelizmente, dificilmente agem como deveriam. Na maioria das vezes, agem por algum interesse.


Portanto, eu entendo. Não faria. Mas entendo. Ah, e que fique bem claro. Não acho que na Espanha seja diferente. Mas, para ele, talvez tenha sido. Bom, só algumas opiniões que esse caso fez com que fortalecessem na minha cabeça e quis compartilhar. 
Vamos que vamos! Na luta com esse futebol, porque ele é complicado, mas continua sendo apaixonante. Boa noite a todos!

Nenhum comentário: