segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Homicídios, roubos, furtos e estupros caem na região de Rio Preto

A região de São José do Rio Preto apresentou queda de 17,37% nos homicídios dolosos nos últimos 12 meses, em comparação com igual período anterior. Foram registrados 157 casos, ante 190 no período anterior, 33 a menos. As informações fazem parte das Estatísticas Mensais da Criminalidade, contabilizadas pela Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP) da Secretaria de Segurança Pública. O Estado de São Paulo vem investindo na intensificação das investigações nos Setores de Homicídios das delegacias seccionais de polícia e no DHPP (Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa).


Em janeiro deste ano não houve nenhum latrocínio na região, a exemplo do que já havia acontecido no primeiro mês do ano passado.
Desde o terceiro trimestre de 2009 não é registrado nenhum caso de sequestro.
Foram registrados 2.451 furtos em geral em janeiro deste ano, 113 a menos que no mesmo mês de 2011, uma redução de 4,41%.


Na comparação dos últimos 12 meses com igual período anterior, os estupros caíram 6,75%, de 726 para 677 casos. Os roubos apresentaram queda de 3,45% - foram 3.921, 140 a menos.


Polícia mais ativa


Os flagrantes de tráfico de drogas subiram 30% na região em janeiro, de 200 para 260 casos. No comparativo dos últimos 12 meses com igual período anterior, o aumento foi de 28,14%.
Foram efetuadas 16,09% mais prisões nos últimos 12 meses. Em janeiro deste ano foram 684, 113 a mais que no primeiro mês de 2011, um crescimento de 19,79%.
As polícias Civil e Militar retiraram 1.039 armas de fogo ilegais das ruas nos últimos 12 meses. O número é 5,48% maior que o registrado entre fevereiro de 2010 e janeiro de 2011, quando foram apreendidas 985 armas.
Violência contra a mulherDesde setembro do ano passado, a Secretaria da Segurança Pública passou a publicar dados de criminalidade contra a mulher. Os números de homicídios, tentativas de homicídios, lesões corporais dolosas e maus tratos, entre outros, serão divulgados mensalmente pelo site da SSP (www.ssp.sp.gov.br). A divulgação atende o disposto na Lei Estadual 14.545, de setembro de 2011.


São Paulo é pioneiro na criação de políticas de defesa da mulher. Tem hoje 129 Delegacias de Defesa da Mulher. Os dados criminais incluem não apenas as ocorrências registradas pelas DDMs, mas por todos os distritos policiais. Separados por capital, Grande São Paulo, interior e Estado, os crimes contra a mulher já estão contabilizados nas Estatísticas Mensais da Criminalidade, divulgadas pela SSP. Assim, podem ser acompanhados com um foco especial nos crimes contra a mulher. Mas estão contabilizados nos números mensais, que incluem crimes contra homens e mulheres.


Atualizações mais frequentes


Desde março de 2011, São Paulo passou a divulgar as estatísticas criminais por mês e por distrito policial no site da SSP (www.ssp.sp.gov.br). A divulgação era feita trimestralmente desde 1995. Com a mudança, as atualizações das estatísticas passaram a ser mais frequentes.
As estatísticas destinam-se, em primeiro lugar, à tomada de decisões estratégicas de governo, como distribuição de recursos materiais, humanos e tecnológicos. Por isso, são sempre atualizadas, de modo a refletir da forma mais próxima possível a criminalidade.


De forma geral, as atualizações são feitas a pedido dos delegados titulares de distritos, seccionais ou divisões, na medida em que descobrem fatos novos a partir da investigação dos crimes. As atualizações propostas são analisadas pela Coordenadoria de Análise e Planejamento da SSP antes de serem oficializadas.


A SSP toma medidas constantemente para diminuir a subnotificação e aumentar o registro formal de cada crime ocorrido. Exemplos disso são a Delegacia Eletrônica e o registro de BOs pela Polícia Militar. É com base nos registros oficiais que são elaborados os mapas da criminalidade, que indicam locais, dias e horários de maior incidência.

Nenhum comentário: