segunda-feira, 31 de outubro de 2011

V Jornada Estudantil de Teatro de Rio Preto passa por questionamentos

Artistas estão questionando o edital da “V Jornada Estudantil de Teatro”, de Rio Preto. O evento é promovido pela Associart - Associação dos Artistas, Técnicos, Produtores e Gestores de Cultura de São José do Rio Preto/SP e Região.

Há tempos que a classe teatral da cidade está desgastada, são poucos os grupos que estão se comunicando. É muito triste ver isso, porém acredito que mudará e precise que seja logo para a classe teatral continuar crescendo na cidade e País. Sou a favor de qualquer questionamento, desde que haja uma conversa madura e sem violência verbal de ambas as partes. Estarei disponibilizando aqui o que está acontecendo, leia e tire suas próprias conclusões:

De Perpetuo Peralta

Escrevo esse e-mail como forma de expressar minha enorme tristeza, insatisfação e indignação em relação à ASSOCIART por ter desclassificado os espetáculos que inscrevi este ano na Mostra de Teatro Estudantil. Recebi um telefone da COOPEN, escola que trabalho há anos, me informando que havia “voltado” a inscrição da escola na Mostra Estudantil porque não havia sido postado na data, que portando a inscrição não fora validada não podendo a escola fazer parte da mostra.

A inscrição não foi enviada via correio, mas estava lá no endereço postal da Associação na data exigida porque eu levei pessoalmente. Levei um envelope onde dentro estavam outros dois: uma inscrição da escola COOPEN e outra da E.M. Michel Pedro Sawaya.

A COOPEN é uma escola que tem grande parte na história da Mostra. Na primeira edição, em 2007 foi a única escola com dois espetáculos participantes; um meu e outro da Profa. Clara Roncatti, ficando em terceiro lugar na categoria teatro para crianças com “Clarão nas estrelas” e recebendo vários prêmios e indicações nas duas categorias. Em 2008 foi campeão na categoria teatro para adultos com “Sonhos de uma noite de verão” além dos prêmios de melhor direção, ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, atriz revelação, ator revelação, figurinos, maquiagem e adaptação de texto; além de ser indicado em todas as outras categorias. Em 2009 foi campeão na categoria teatro para crianças com “Romão e Julinha” e recebeu várias outras premiações e indicações. Em 2010 participou com “Aurora da minha vida” na categoria teatro para adultos e recebeu prêmio de sonoplastia e várias indicações. É a escola com mais história, tradição e participação na mostra, além de ser também sempre uma das que leva maior público em seus espetáculos.

Eu particularmente também tenho minha história dentro da mostra. Junto com os arte educadores Clara Roncatti e Fagner Rodrigues, tenho participação em todas as mostras, e a professor Iracy dos Anjos de Bady Bassit vem logo após com três participações. Mas o diferencial está no fato de eu ter levado o maior numero de escolas diferentes a participar da Mostra (E.E. Carlos Castilho e EMEF “Waldomiro Gallo” de Guapiaçu, COOPEN, EM Arlindo dos Santos, EM Oldemar Stobbe e EM João José Féris de São José do Rio Preto) e também o maior número de espetáculos: “Peter Pan”, “Às seis da manhã” e “Clarão nas estrelas” em 2007; Sonhos de uma noite de Verão em 2008; “Romão e Julinha” em 2009, “Aurora da minha vida”, “Pinóquio”, “Festa no Céu” e “Branca de Neve” em 2010; totalizando 09 espetáculos de 06 escolas diferentes, ale´m de várias colaborações em trabalhos dos colegas.

Por toda essa história achei que merecia maior respeito. Não recebi um telefonema, um e-mail, ou qualquer outro tipo de comunicado. Os envelopes foram devolvidos via sedex no endereço da escola. Se houve alguma falha minha, porque nada foi me dito? A Associação visa o que? Integrar os associados, comunidade e escolas ou distribuir prêmios em uma competição? Esperava outro tipo de atitude dessa associação a qual eu também faço parte desde o início e que também deveria me representar. Porque realizar um evento voltado ao público estudantil e levar tudo tão friamente? Sei que deve haver organização, mas isso não significa distância ou frieza. Não estamos falando do FIT, não falamos de teatro profissional nem de distribuição de prêmios ou dinheiro. Estamos falando de alunos, do uso do teatro como prática pedagógica. Este festival deveria analisar a importância que o teatro tem na formação e no desenvolvimento da criança, considerando-a como um ser que pensa, sente e faz. No aspecto pedagógico e no aspecto artístico auxiliando os alunos no seu crescimento cultural e na sua formação como indivíduo, senão qual a sua função?

De Clara Roncati

Perpétuo, meu amigo, amado e diretor. de uma boa parte de minha vida artística... lamento e concordo com várias coisas que disse, só NÃO concordo com a 'culpa' da ASSOCIART, uma vez que regulamentos devem ser seguidos, esta também é uma prática que devemos trabalhar com os alunos... Eu também queria ter deixado em mãos, mas recebi um email da ASSOCIART, avisando que deveria vir por correio, bem como o regulamento que estava bem claro, ainda assim liguei para eles pedindo pra entregar em mãos,,, mas a resposta foi 'seguiremos a data de postagem do correio', então ok, assim cumpri e assim passsei a meus alunos. Então, considero importante que sigam regras sem abrir precedentes, caso contrário, viraria 'bagunça ' protecionismo, não acha??? Beijão.

De Beta Cunha

Boa tarde a todos, utilizo desse e-mail recebido para encaminhar aos que receberam as informações abaixo, e para manifestar também minha indignação referente ao que está descrito. Me apresentando: sou Beta Cunha, atriz, diretora teatral há mais de 20 anos. Formação em psicologia, e atuação em arte educação. Fiz parte da fundação da Associart, e atuei como membro da diretoria executiva durante dois mandatos até o ano de 2009. Fiz parte de idealização e organização da Jornada estudantil junto aos demais diretores e coordenadores dessa instituição desde a primeira Edição, inclusive como membro da comissão de avaliação dos espetáculos. Informo ainda que na sua origem a Jornada estudantil foi criada, partindo da premissa de que o teatro é um poderoso instrumento de formação e informação pedagógica e com o intuito de estimular o fazer artístico e teatral dentro do universo estudantil,congregando assim alunos, professores e funcionários das unidades escolares.Relembro que no início tivemos que fazer muitas adequações e concessões para que o evento acontecesse, pois as vezes não havia número suficientes de inscritos para compor a grade de programação.Gostaria de aqui propor algumas reflexões afins de tentar entender ( ser for possível)a imagem da atitude Verticalizada que a associação tomou em relação as inscrições das Escolas Michel Pedro Sawaya, e Coopen, feitas pelo professor e artista Perpétuo Peralta.Pergunto: Qual a diferença entre um envelope de inscrição ser recebido na caixa de correio dentro do prazo com o carimbo do orgão, com um outro também deixado nesta caixa porém sem o devido carimbo financeiro do Sedex?Se os dois estavam dentro do prazo e conteúdo corretos, por que a não aceitação? Procuro pensar que esta atitude não tenha nada de pessoal com o proponente, pois infelizmente enquanto associada da instituição tenho tido muitas decepções e questionamentos quanto a representatividade de classe teatral na cidade.Por que o mesmo não foi informado? A função de qualquer entidade que se dispõe a realizar eventos de cunho pedagógico é sim fazê-lo de forma também pedagógica e orientativa. Enfins, espero que essa atitude seja devidamente explicada aos interessados ( me incluo em tal como associada e gente que faz teatro educacional também), e que o evento transcorra de forma positiva e produtiva dentro dos devidos conceitos artísticos culturais e educacionais.

NOTA DE ESCLARECIMENTO da Associart

O edital que rege e regulamenta a V Jornada Estudantil de Teatro é o mesmo desde 2007 data da realização da I Jornada, e tem por finalidade não incorrer em privilégios, sendo, portanto, claro e justo, nele estão previstas as normativas para a participação na Jornada onde consta o período de inscrição e a forma que a mesma deve se dar, como segue:

Das Inscrições

Artigo 4º - Poderão inscrever-se escolas de Ensino Fundamental e Médio, Regular e/ou Supletivo, Públicas ou Privadas, bem como os projetos de Jornada Ampliada de São José do Rio Preto e Região e cada escola poderá inscrever apenas um espetáculo.

Artigo 5º - As inscrições serão recebidas até o dia 21 de outubro de 2011, pelo correio tendo com destinatário:

ASSOCIART (V Jornada Estudantil de Teatro)

Rua Barão de Cotegipe, 232 - Vila Ercília

São José do Rio Preto – SP

15.013-070

As inscrições foram abertas no dia 24 de setembro de 2011 e deveriam ser feitas via correios (Carta simples, Sedex, Carta Registrada etc) justamente para evitar que inscrições posteriores fossem aceitas, uma vez que vale a data de postagem comprovada por carimbo dos correios.

No dia 24 de outubro foi encontrado uma embalagem em papel pardo SEM REMETENTE e sem carimbo de postagem dos Correios caída próximo a caixa de correio do endereço de correspondência da ASSOCIART, a referida embalagem não continha data de envio, foi apenas deixada no endereço de correspondência sem se quer ter sido comunicado a Associart. De inicio a decisão da Comissão Organizadora da Jornada foi por nem abrir o referido conteúdo, pois não havia cumprido os termos do edital, porém sem a possibilidade de devolver o material e notificar o responsável pelo mesmo, optamos pela abertura e detectamos então que eram inscrições da COOPEN e da Escola Municipal Michel Pedro Sawaya e devolvemos o mais breve possível o material com as devidas justificativas de Indeferimento.

Reforçamos ainda, que outros associados solicitaram a entrega de material pessoalmente o que foi terminantemente negado por nós, mesmo se tratando de pessoas de nosso conhecimento, as quais inclusive são citadas nos e-mails como participantes ativos da Jornada.

A decisão da ASSOCIART não está vinculada a nenhum preceito de ordem pessoal e sim amparada por um edital que visou, com sucesso, facilitar e oficializar as inscrições. Certamente aqueles que se enquadraram ao edital estão satisfeitos com a seriedade com que procuramos atuar no recebimento dos projetos e sem dúvida seria injusto ser condescendente com quem não se submeteu ao mesmo procedimento praticado por todos.

No campo das reflexões cremos, ao contrário do que foi dito, não termos tomado decisão vertical. Entendemos que a não participação é um fato lamentável, porém não estamos em posição de termos a culpa deste fato atribuídas a nós.

Temos total segurança de termos agido com respeito para com todos, inclusive com os projetos desclassificados, os quais foram devolvidos com uma justificativa respeitosa.

A Jornada Estudantil de Teatro tem o objetivo de estimular a formação e o fortalecimento de grupos cênicos no ambiente escolar como objeto pedagógico de desenvolvimento de valores, comportamentos e como incentivo a descoberta de talentos individuais e coletivos. Ela não se afastou de suas premissas e se caracteriza como um movimento cultural sadio, pedagógico e integrativo e assim continuará sendo, esperamos, por mais e mais Jornadas.

Atenciosamente,

ASSOCIART (Associação dos Artistas, Técnicos, Produtores e Gestores de Cultura de São José do Rio Preto/SP e Região)

Nenhum comentário: