sexta-feira, 5 de junho de 2009

Teatro Dionisio - Grécia

Demorei um pouco mais voltei, essa imagem ao lado é do primeiro teatro na Grécia, o teatro do Dionisio, e vou contar um pouco de sua história.
Para começar a grande história não podemos esquecer do teatro grego, e do mito do Dioniso.
Dioniso é o deus da transformação. É um deus dos camponeses, ligado à terra, portanto distanciado dos deuses da aristocracia.
Na mitologia grata nos conta a história de dois Dioniso. O primeiro Dioniso, também conhecido por Zagreu, é fruto do amor entre Zeus e Perséfone. Na história conta por ele ser o preferido de Zeus, causa um ciúme em Hera (esposa de Zeus, mãe dos deuses).
Com isso ela pede para alguns titãs de raptá-lo, e eles o devoraram, Zeus fica enfurecido e vai atrás da sêmele, e no palácio dela ele soltou um trovão fazendo com que tudo seja destruído, ele recolhe o feto de dentro de sêmela, e coloca dentro de sua coxa, onde se completa o gestação normal. Nessa época também celebrava - se, anualmente em Atenas e por toda Ática, a festa da nova safra de uvas, onde existiam várias músicas, danças - danças dos sátiros, homens-bodes e a festa rolava até eles caírem desfalecidos.
Em seguida nasce o outro Dioniso e com isso oram organizadas procissões, tendo à frente jovens que cantavam apaixonados, ora entusiasmados e alegre, ora melancólicos e sombrios, bem de acordo com a natureza do deus do êxtase e do entusiasmo.
Em 534 a.C, durante estas festividades públicas, Téspis(o primeiro dramaturgo de quem ainda não se encontrou nenhuma peça), destaca-se e inicia um diálogo com o coro: cria, então, o primeiro ator, o protagonista. Nasce, com ele, o diálogo, no horizonte teatral. Esta nova forma de arte foi-se aperfeiçoando e tornou-se matéria de competição nas festas Dionisíacas.

Nenhum comentário: