terça-feira, 21 de abril de 2009

O começo do teatro


Olá, galera durante os meses de abril/maio, estarei falando sobre o começo do teatro e o surgimento das classes teatrais de hoje em dia, eu estava com problemas de horário e não estava com tempo de postar, mas agora postarei toda semana alguma coisa interessante e gostaria que todos comentassem.



Então vamos lá, a dramatização é tão antiga quanto mais remota a expressão de arte na antiguidade. A arte de representar acompanha o homem, na sua evolução, desde o despertar da humanidade, quando a centelha racional o separa da animalidade.
Antigamente os nossos ancestrais usavam a mímica para se comunicar com o restante do grupo, claro essa não é uma dramatização teatral, mas toda expressão, oral, ou corporal, quase sempre, envolve técnicas de dramatização. Logo em seguida o homem descobriu que precisava aperfeiçoar a comunicação com os outros, para que houvesse um melhor entendimento. Daí afloram as linguagens: como um meio mais ágil e mais completo de trocar informações e facilitar o seu entendimento. E o teatro é uma forma de linguagem, ou melhor, uma grama de linguagens a serviço da informação.
Mas o teatro não é só a representação. É arte, cultura, transferência de informação, mas o que seria o teatro? Teatro vem do grego “theatron”, “lugar de onde vê”, que passou a dar nome ao lugar de onde eram vistas as representações. Seu significado, portanto nos fala de um lugar onde alguém (platéia) vai ver alguém (ator) ou alguma coisa (espetáculo). Uma parte não se completa sem as outras, numa realização teatral. Podemos afirmar que é muito difícil existir teatro, onde não à platéia. O teatro também surgiu como forma na antiguidade com rituais, onde eles se expressavam através da dança e é o que acontece hoje em dias nas festas de folclores: dança, musicas, roupas e etc. São uma forma de representar algo que eles tinham em mente, exemplos: começou a se desenvolver, onde passou a ser o lugar de representação de lendas relacionadas aos Deuses e Heróis. Sendo assim, foi surgindo o teatro de hoje em dia, na próxima postagem falarei um pouco da história grega, onde tudo começou.

Nenhum comentário: