quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Falta educação ambiental

Há momentos na vida do escritor, poeta, crítico literário, articulista e jornalistas especializados em determinadas áreas, que batem uma danada dúvida que o faz parar para refletir e, alguns ficam até em dúvida de quem apareceu primeiro, se o ovo ou a galinha. Eu realmente não chego a ser radical, como já disse em artigos anteriores, o que não gosto na vida pública é da corrupção, funcionários públicos que não se lembram de onde saem seus salários, pequenos, médios ou grandes, mas que garante a sobrevivência deles e de suas famílias. Nem todos, é claro, recebem mal os usuários que devem atender com presteza e eficiência, afinal, toda regra tem uma exceção.
Tenho ficado indignado com algumas falhas na administração atual, não concordei, é claro, com o argumento do presidente da Câmara Municipal na edição de ontem ao ler sua afirmativa de que só iria administrar a Casa de leis, sem se importar com mais nada, isso nas entrelinhas. Ora bolas, o presidente de uma Casa legislativa, foi eleito para legislar, se ele vai ou não administrá-la, é outra questão. Seus adversários irão cobrá-lo e seus aliados também, com certeza, caso contrário deve ele pegar seu chapéu, tirar umas férias e ir ler as filosofias de Platão, Sócrates ou do velho senador Cícero da antiga Roma, quem sabe ele aprende um pouquinho sobre democracia.
Não foi Confúcio que disse, mas eu mesmo: Há gosto para tudo, os chineses gostam de tomar sopa feita com os ninhos das andorinhas, material retirado de altos penhascos e vendidos a peso de ouro. Outros preferem a Dilma Rousseff como presidente do Brasil, o Evo Moralles presidente da Bolívia e, até o Nicolás Maduro na Venezuela, fazer o quê, não? Cada um elege quem quer, seja em país tido como democrático ou não.  E depois somos obrigados a ficar engolindo sapos até a próxima eleição. Durma com um barulho desses…
Sobre Meio Ambiente, já que a Secretaria responsável não aparece, mas que tal o senhor prefeito pegar os assessores do seu gabinete e ir, apenas uma vez, nas margens da represa municipal, nosso maior cartão postal. Lá ele poderá ensinar os pescadores, transeuntes e todos que lá vão para admirar e passar horas magníficas relaxando nas sombras das árvores, mas sem jogar latinhas, saquinhos de papel, bitucas de cigarros, restos de embalagem de comida e outras porcarias mais? Quem pode manda, quem não sabe trabalhar pega o chapéu antes que o patrão desconfie e se manda.
Deixando os aspones de lado, que não sabem assessorar ninguém, quero parabenizar a administração municipal de Rio Preto e a de Araçatuba, idem, pelo belo trabalho de reformas e ampliação e construção que estão realizando nas UBSs – Unidades Básicas de Saúde – que atuam dignamente sob a batuta desses dois administradores. Só peço uma coisa a ambos, plantem árvores na frente e ao redor, gastem um pouquinho mais no paisagismo e, não se esqueçam de aumentar as vagas para veículos de pacientes idosos ou com deficiência. É muito comum chegar às UBS e ver carros tomando estes lugares sem os respectivos cartões que identificam esses velhos usuários que são obrigados a parar seus veículos distantes dos prédios deste setor de saúde pública.
Por isso, minha Santa Tambura e o filósofo Zé Praxedes pediram para eu ficar por aqui mesmo. Vou! Fui! Inté!
Vismar Kfouri – jornalista, escritor e ambientalista.

Nenhum comentário: