segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Reflexão do dia 16/01

Reflexão

A ousadia não é só determinação, arrogância ou agressão descontrolada Esse sentimento é originado do autocontrole, da perseverança e da paciência. É um fator fundamental para resistir ao desejo de responder à altura a quem magoa e ofende, bem como suportar as consequências de atitudes e os descasos. Apesar dos reveses da existência jamais perca o entusiasmo em suas atividades. Pela força da oração e da vontade, tudo pode ser mudado.


Meditação

Quando tudo parece dar errado peça que Deus lhe conceda coragem para enfrentar os reveses com calma e confiança e superar com fé os desafios surgidos.


Confirmação

Jesus disse: "No mundo tereis aflições. Mas tende coragem! Eu venci o mundo" (Jo 16,33).


Liturgia Diaria
Evangelho (Marcos 2,18-22)


18 Ora, os discípulos de João e os fariseus jejuavam. Por isso, foram-lhe perguntar: "Por que jejuam os discípulos de João e os dos fariseus, mas os teus discípulos não jejuam?" 19 Jesus respondeu-lhes: "Podem porventura jejuar os convidados das núpcias, enquanto está com eles o esposo? Enquanto têm consigo o esposo, não lhes é -possível jejuar. 20 Dias virão, porém, em que o esposo lhes será tirado, e então jejuarão. 21 "Ninguém prega retalho de pano novo em roupa velha; do contrário, o remendo arranca novo pedaço da veste usada e torna-se pior o rasgão. 22 E ninguém põe vinho novo em odres velhos; se o fizer, o vinho os arrebentará e perder-se-á juntamente com os odres mas para vinho novo, odres novos." Palavra da Salvação.

Reflexão: Marcos 2,18-22

Jesus não admitia intromissões indevidas na maneira como orientava seus discípulos. Aqui e acolá, os fariseus davam palpites e eram repreendidos. Não aceitava que se misturasse, inconvenientemente, a novidade do Reino trazida por ele com os esquemas caducos da uma religiosidade feita de exterioridades. O fato de os seus discípulos não jejuarem deu pé para um entrevero com os fariseus. Estes não podiam entender como aqueles não jejuavam, enquanto eles faziam não só os jejuns prescritos, mas também, os jejuns voluntários, manifestando, assim, uma piedade acima de qualquer suspeita. Portanto, digna de ser imitada.Isto não impressionava Jesus, pois ele pensava a partir de outros parâmetros. Enquanto estivesse com os discípulos, seria tempo de alegria e festa. Portanto, nada de jejuns e penitências. Só quando fossem privados da presença do Mestre, é que haveriam de jejuar, preparando-se para a sua nova vinda, tempo de alegria sem fim. Oração: Espírito que abre para o novo, prepara-me para acolher a novidade trazida por Jesus, sem contaminá-la com meus esquemas mesquinhos.

Nenhum comentário: