quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Por que voto nestes deputados

Vi esse texto no blog do meu amigo Luciano Alvarenga - o link está lá em baixo - por isso resolvi colocar aqui, pois também apoio esses dois deputados que podem "salvar" o nosso país.
Nenhuma escolha é destituída das razões que as explicam nem das circunstâncias que a determinam. Nesse sentido... É evidente o desgaste de velhos políticos, os velhacos, com suas idéias velhas, sua intolerante postura contra qualquer coisa que ameace suas posições de mando. Como um berne impedem qualquer mudança.
Décadas ocupando postos políticos sem nada terem contribuído senão se manterem eleição após eleição nos cargos de que se tornaram donos. Donos pelo poder do dinheiro, donos por terem construído uma máquina eleitoral que funciona à compra de lideranças locais.
Velhos não apenas pelos cabelos, posto que muitos jovens sejam tão velhos quanto, velhos por que não enxergam as mudanças, não percebem os ventos que arejam os ambientes, necessitados de novos nomes, de novas idéias, de novas posturas, de novos olhares, olhares que vejam a realidade, realidade que se calca cada vez mais na participação popular, na discussão do futuro.
Não qualquer futuro, mas o futuro das cidades, seu equilíbrio, sua sustentabilidade, o futuro das pessoas e seu equânime acesso aos meios de viverem e viverem bem.
Falar em futuro não é falar em algo utópico, mas sobre a realidade presente desigual e as possibilidades de igualdade. A desigualdade de uma sociedade que consome mais do que a natureza pode dar; a desigualdade de uma cidade que promove a riqueza das corporações econômicas enquanto as pessoas vivem cada vez piores. Para que mais carros, se todos estão engarrafados; para que condomínios se todos estão com medo; para que prisões se são os livres que estão enjaulados; para que mais compras se é de fraternidade e gratuidade que precisamos.
As mudanças que se operam no Brasil, sentida por todos e por toda parte, desde o Brasil mais distante e interiorano, até os mais longes destinos internacionais, mostram apenas um pais que se quis, nos últimos anos, pensar-se diferente: altivo, orgulhoso de si, forte e capaz de se transformar.
Poderia fazer um inventário destas mudanças, mas pra quê se delas sabemos, vemos e estamos participando. Aponto apenas o lado que mais me chama a atenção e nos faz ainda mais convictos e esperançosos. O advento de uma nova geração de combativos, lutadores, honestos, éticos jovens. Jovens profissionais, na educação, no legislativo, no judiciário, empreendedores.
Delegados, promotores, desembargadores, juízes e agentes federais envolvidos que estiveram em dezenas de operações policiais à cata de toda espécie de ladrões, corruptos e energúmenos públicos; todos jovens, todos crédulos, todos conscientes de sua importância na construção deste outro país que já estamos vendo.
Fausto De Sanctis o implacável e jovem juiz Federal de São Paulo que pôs o banqueiro Daniel Dantas na cadeia, é substituído agora por outro, de apenas 32 anos Marcelo Costenaro Cavali.
Tão rigoroso e atento quando De Sanctis. Isso apenas para dar publicidade a algo que se espalha pelo país, profissionais de TODAS as áreas que não aceitam mais o país do atraso, do jeitinho, das maracutaias no poder público.
Voto em alguns jovens não por que sejam jovens, mas por que há juventude em suas idéias, não voto em alguns velhos por que sejam velhos, mas por que envelhecidas são suas práticas e ações.
Emerge por todo canto as pessoas capazes de levarem um novo canto, novas esperanças. Assim voto em Bruno Covas 45.145 para deputado Estadual e em Alexandre Costa 1401 para Federal por que me inspiram, me permitem novas esperanças, sinto juventude em suas idéias, frescor em suas atitudes.
Se for o futuro a questão, é do presente que se trata. E a melhor maneira de trabalhar no presente é sabendo o que estas pessoas farão pelo futuro.
www.lucianoalvarenga.blogspot.com

Nenhum comentário: