domingo, 22 de maio de 2011

Reflexões do Franklin - Educação

Hoje, vendo o Programa do Faustão com a professora Amanda Gurgel, resolvi colocar minha opinião que pode até não ser válida para alguns, mas pertinente para o meu ser.

Esses dias eu conversando com meu amigo Fernando, que é Inspetor de Aluno, ele me soltou a tal frase: “Franklin, que saudade dos velhos tempos. Faltam alunos como você na escola”. Não querendo me gabar, alias, nunca fui o melhor aluno da sala. Mas, sempre “briguei” por um contesto geral, sempre lutei pela sala e por uma boa relação entre os alunos e professores. Graças a Deus, nunca dei trabalho para os meus pais, inclusive, a minha única suspensão na escola, foi por ter pulado o muro para estudar, pois, cheguei atrasado para fazer a prova, e não quiseram deixar-me entrar. Assim, pulei o muro, fiz a prova, e logo em seguida, fui convidado a ir à sala da direção, do Sr. João, que até hoje é meu amigo. Na sala dele, questionei: “Sr. João, por que você está dando suspensão pra mim que to querendo estudar? Por que você não dá para aqueles que matam aula?”. A resposta foi rápida: “Franklin, esses alunos que matam aulas, não estão nem aí para o Brasil e os estudos. Você está, e fez um ato de ‘vandalismo’, então, por ser um aluno interessado, não podemos deixar que os bons alunos se tornem como os outros”. Querendo ou não, isso tem lógica já que eles estão lá para “educar” e dar “disciplina”, ato que deveria ser feito pelos pais.

Bom, agora eu te pergunto: “como uma pessoa que ganha R$ 930,00 - pode ter vontade de “ensinar” os filhos dos outros?” Esses professores podem até ter vontade, mas são desvalorizados pelos governantes. São colocados em salas de aulas com 40 alunos, e creio que é com a seguinte frase: ‘se vira lá, eduque ou aliene essas crianças’ - só pode ser isso.

A escola virou um lugar onde os pais falam: “meu filho está na escola, então, provavelmente está longe da drogas ou das ruas”. Errado! As escolas hoje é a maior concentração de drogas que existem, desde a minha época de estudante do ensino médio, mas a diferença, é que os que usavam drogas, tinham vergonha de ser expor, diferente de atualmente, do qual, os jovens fazem questão de fumar uma “maconhinha”, na frente da escola. Isso eu to falando por que eu vejo, sempre fico esperando o ônibus para ir à faculdade, próximo de escola e fico observando os alunos da atualidade.

Nesse mesmo dia conversando com o meu amigo Fernando, um garoto que estava com o tal “cigarrinho do diabo”, disse para o outro: “é vai estudar para você se tornar gente”... Enquanto o menino tinha escolhido entrar na escola, ao invés de ir com os “colegas” praticar o uso da droga.

Agora eu te pergunto... esse menino que disse para o outro ir estudar para se tornar gente, será que ele acha que não é um ser humano? Realmente ele pode estar certo, já que ele é obrigado a fazer parte de um sistema de ensino que está perdido há muito tempo, por isso, resolveu usar drogas e ‘sentir-se’ livre.

Eu to fazendo essa ‘suruba’ de assuntos para vocês entenderem minha indignação. Como um sistema de ensino que esta ‘perdido’, pode querer ensinar os outros? Alias perdido não, pois eles sabem que se distribuir “bolsas”, terá sempre o povo aos seus pés.

Agora outra coisa... Como um país que está perdido nos estudos, pode falar em servir Kit Gays? Os jovens estão perdidos, não sabem o que estão fazendo, não sabem o que querem do futuro! Tá na hora de nós fazermos como essa professora e lutarmos por um País melhor, por mudanças radicais. Como vão pegar e soltar os Kits Gays sem dar uma estrutura para o pessoal, para a família, isso, vai alienar e incentivar as pessoas a fazer essa prática. Tenho muitos amigos gays. Por eu também ser um artista, mas tá errado isso. Respeito a todos, e gostaria que os nossos jovens também tivessem respeito.

Assim, gostaria que os governantes tratassem os professores e os alunos como tratam os seus filhos. Dessem para eles, o máximo de “conforto” e estrutura para que possamos ser o País do Século XXI como diziam há 20 anos.
Tá na hora de colocar Psicólogos dentro das escolas, tanto para os alunos, como para os pais, pois a nossa geração está se tornando pais cedo, com isso, não sabem como educar os filhos, pois não tem a tal estrutura familiar.

Parem de roubar um pouco, de pensarem apenas em vocês e pensem no País. Chega de Mensalão, Dinheiro em Cuecas, CPIs, e outras idiotices que fazem. Ajudem a ergue esta Nação ou brevemente terão outra revolução, podem apostar.
Assim, termino esse texto...

Nenhum comentário: