segunda-feira, 2 de maio de 2011

Como elaborar um projeto

Um bom projeto carece que seus aspectos sejam desenvolvidos de forma precisa e clara, segue algumas dicas abaixo.A quem interessar possa, de resto é botar em pratica.

1. Introdução

1.1. Contextualização
Inicie seu trabalho, contextualizando, de forma sucinta, o tema de sua pesquisa. Contextualizar significa abordar o tema de forma a identificar a situação ou o contexto no qual o problema a seguir será identificado. É uma introdução do leitor ao tema, onde se encontra o problema, de forma a permitir-lhe uma visualização situacional do problema.

1.2. Problema
A seguir afunile a visão macro do tema, para o problema a ser pesquisado. Concentre-se somente no seu problema e identifique-o claramente. Delimite que aspectos ou elementos do problema você irá tratar. Seja claro e preciso nesta parte. Lembre-se, a identificação e delimitação clara do problema é o primeiro passo para aprovação do projeto e êxito na sua execução.

1.3. Problematização (hipóteses / perguntas de pesquisa / pressupostos)
Depois de definido o seu problema de pesquisa este poderá ser desmembrado em hipóteses, perguntas de pesquisa, pressupostos ou em indicadores. Estes irão determinar as relações entre as variáveis que deram origem ao problema de pesquisa.

2. Objetivos
Aqui você indica, clara e exatamente, o que você quer fazer, que metas você quer alcançar com a sua pesquisa, desdobrando em:

2.1. Objetivo geral:
Indique de forma genérica qual objetivo deve ser alcançado.

2.2. Objetivos específicos:
Arrole o(s) objetivo(s) específico(s) que deverão ser alcançados pela
execução da proposta de pesquisa.

3. Relevância ou Justificativa
Apresente neste parágrafo, a relevância técnica. Em outras palavras, justifique técnica, científica e socialmente sua proposta. Arrole e explicite argumentos que indiquem que sua pesquisa é significativa, importante ou relevante.

4. Revisão Bibliográfica
A revisão bibliográfica deve permitir saber o que já tem sido feito na área de sua pesquisa. Isto permitir-lhe-á consubstanciar cientificamente sua proposta. A revisão bibliográfica, assim, constitui-se na análise comentada dos trabalhos realizados na matéria de enfoque de sua pesquisa.


5. Metodologia
Aqui você desenha sua pesquisa. Em outras palavras, indique como pretende executá-la. Isto é, se for uma pesquisa qualitativa, de que maneira você pretende coletar e analisar os dados qualitativos (observação/entrevistas,etc). Se for uma pesquisa quantitativa, de que maneira pretende coletar dados. Apresente em linhas gerais o método a ser utilizado para a execução da pesquisa. Conforme área de atuação, utilizar os seguintes:

- População e amostragem: você deve identificar a população da qual você está retirando a sua amostra. Por exemplo, se sua pesquisa envolve os ex-alunos de Administração de 1970, sua população é o número total destes ex-alunos de Administração, por exemplo 75 alunos. Se você decide então fazer uma amostragem, digamos de 30%, então sua amostra para fins de sua pesquisa será de 23 alunos.

- Coleta de dados: neste item você indica como irá operacionalizar a coleta dos dados (enviando questionários por Correio, ou pessoalmente; anotando os resultados da reação em tempos pré-determinados, etc).

- Análise e Interpretação dos Resultados: descreva neste item como você vai analisar os resultados da pesquisa (se a pesquisa for qualitativa, as respostas podem ser interpretadas global ou individualmente, se a pesquisa for quantitativa, você provavelmente irá utilizar a estatística descritiva ( média, mediana, moda, desvio padrão, tendência central) ou estatística inferencial (regressão linear bivariada, multivariada, etc).

7. Cronograma Físico
Neste item você identifica cada parte ou fase de sua pesquisa e relaciona com o tempo necessário para executá-la.

10. Referência Bibliográfica
Todas as citações feitas no texto deverão ser arroladas no final da proposta (após o item Orçamento). Utilize a Norma ABNT- Referências Bibliográficas - para padronizar sua lista de Referências Bibliográficas.

OBS.: na digitação da Proposta de Pesquisa, deverá ser utilizada: fonte (letra) TIMES
NEW ROMAN, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, SOFTWARE WORD FOR WINDOWS 6.0 ou superior. As margens deverão ser: superior 3,0 cm, inferior 2,0 cm, direita 2,0 cm e esquerda 3,0 cm.

Fonte: Kiko Andrade (Pindaro)

Nenhum comentário: