segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Workshop de Platô em Rio Preto

Grupo de Pesquisa Teatral SALA 50 convida os artistas de Teatro e Dança, de Rio Preto e Região, para participarem, gratuitamente, do Workshop “Platô – o jogo do equilíbrio”.

Serão 28 horas de trabalho numa técnica contemporânea de preparação de elenco e processo de montagem.

Workshop “PLATÔ – o jogo do equilíbrio”:

Ministrante: Feu de Andrade

Local: Sala 07 da Casa de Cultura de Rio Preto

Dias: 01 a 04 de novembro de 2010

Horários: Dia 01/11 (segunda) das 14hs às 22hs,
Dia 02/11 (terça) das 8h30 às 12h30, das 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 22h30,
Dia 03/11 (quarta) das 18h30 às 22h30,
Dia 04/11 (quinta) das 18h30 às 22h30.

Número de Participantes: 16

Público-Alvo: Atores, Diretores, Dançarinos de Rio Preto e região que tenham interesse e disponibilidade, perante a carga horária, em conhecer esta nova técnica de preparação de elenco e de processo de montagem de espetáculos.

Forma de Seleção: Envio de currículo resumido e carta de interesse para o e-mail marcelomatos70@bol.com.br, até quinta-feira, dia 21 de outubro.

Traje: Camisa, calça e meia pretas (todos devem também trazer uma meia-calça preta)

OBS(1): Todos participantes deverão trazer um texto decorado (mais ou menos de 20 linhas) podendo ser teatral ou poema, preferencialmente de um personagem que esteja fazendo ou em processo de montagem.

OBS(2): Serão disponibilizados certificados aos participantes.

OBS(3): Não será permitida nenhuma falta ou atraso dos participantes sem o ônus de abandono do workshop.

Feu de Andrade - Ator, diretor e técnico do Sesi São José dos Campos. É um dos profissionais divulgadores do trabalho de Platô no Brasil. Trabalhou com grandes diretores e atores como Cibele Forjaz, Georgette Fadel, Ligia Veiga, entre outros.

PLATÔ - Este treinamento foi criado pelo preparador teatral MARIO GONZALES como proposta de treinamento para os atores do grupo Teatro du Soleil. Este treinamento chegou ao Brasil através da atriz / diretora ANA LUISA CARDOSO a partir de um treinamento realizado com ele na FRANÇA, Por conta de um projeto teatral, realizamos o PLATÔ com um grupo de atores em Jacareí em 2004 e o resultado foi surpreendente. Por conta disso, repetimos a proposta em 2005 e 2007, já no RIO DE JANEIRO, na preparação do espetáculo CICLOPES com A CIA BRASILEIRA DE MYSTÉRIOS.

SOBRE O JOGO

Trata-se de roda onde os jogadores se preparam em suas camarinhas para entrar em cena. Por uma escolha aleatória define-se o PROTAGONISTA e o CORIFEU e o jogo acontece a partir do confronto entre estes dois personagens. Ao longo do trabalho os demais atores entram na cena alternando os papéis.Todo este trabalho é determinado por regras rígidas e objetivas, onde cada detalhe é observado e onde a perda do foco levará os participantes à morte.

O OBJETIVO

Manter o PLATÔ EQUILIBRADO, a partir do equilíbrio da sala de trabalho e dos atores jogadores. Especificamente este trabalho busca a consciência de estar em cena e ao mergulho interior de cada ator. Princípios simples do trabalho teatral, muitas vezes ignorados pelos atores, são potencializados neste jogo. No PLATÔ a ética é evidenciada e não a ESTÉTICA


OBJETIVO DO GPT SALA 50

Proporcionar à classe artística da cidade e região um workshop, de média duração, onde seja possível ter a noção suficiente de uma técnica contemporânea de preparação de ator e de possibilidade de uso como processo de montagem. Este workshop faz parte do processo de montagem da peça “Morte e Vida Severina” que foi contemplado pelo prêmio Nelson Seixas, e que usará o Platô como técnica em seu processo de montagem.

GPT SALA 50

Em 2011 o GPT SALA 50 vai comemorar os seus 10 anos com a montagem da peça “Morte e Vida Severina”. Como convidados da nossa festa elegemos os interessados em compartilhar conosco um workshop que será o guia de nosso trabalho. Assim, de certa forma, todos que quiserem participarão, de certa forma, de nossa comemoração. São 10 anos de pesquisa sobre a linguagem cênica e que, desta vez, o soprar as velas trará mais luz e não escuridão. É assim que queremos comemorar nosso aniversário, com vocês

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Franklin

Vim agradecer a confiança e retribuir o voto, obrigada. BOA SORTE.

Bjo