segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Dona Emília, a guerreira de 71 anos.


Bato palmas... ela demora. De repente, com passos lentos e curtos, aparece. A aparência franzina esconde a alma de uma guerreira de 71 anos.
Com muitas olheiras, ela me olha. Fico sem reação e pergunto:
- Você é a fulana de tal?
- Sim, sou eu! Quem é você?
- Eu sou o repórter que veio falar contigo.
- Ah... tá... Entre... (a voz já mostra sinais de fraqueza).
Sento no sofá, observo a sala, a casa. Um lugar simples, mas limpo.
- Não repare na bagunça – Ela diz.
Uma criança de dois anos, loira, olhos azuis entra na sala. Sorri e fala “mamá”.
- Não repare, ela é minha ‘netinha’, filha da irmã de Bruna. Me chama de mamãe, porque eu cuido dela desde o nascimento.  
Bruna (nome fictício) é o motivo para eu estar ali, e conhecer uma das melhores histórias da minha vida como jornalista.
- Eu não gosto de falar sobre esse assunto. Fico sem palavras. (Nos olhamos por alguns segundos, e o silêncio tomou conta de duas pessoas). Eu esperei o seu momento...
Ela respira, os olhos enchem de lágrimas. Respira novamente, novamente... A voz fraca, mas lúcida começa:
- Bruna mora comigo desde a morte do seu pai, meu sobrinho. Fiz uma promessa para ele e desde então nunca deixei de cumpri-la.  No entanto, as frases que eu mais escutava na minha vida foram: “Vou te matar, velha louca, vou acabar com você. Vou te matar quando estiver dormindo.” (para e respira de novo. Dos olhos, nenhuma lágrima cai, talvez seja porque já caíram demais).
E a história continua aqui...


Depois que ler o texto, volte para cá...
Antes de eu entrar no carro da reportagem ela diz:
- Eu te contei tudo, porque você me pareceu confiante e uma boa pessoa.
(O meu peito doeu) E a resposta veio logo. Obrigado pela história, obrigado por me dar um exemplo de vida, dona Emília. Que Deus continue te abençoando!
Fim... 

Nenhum comentário: