quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Um plano Real para a Educacão

O resultado do ENEM evidencia, não que precise, a tragédia da escola pública no Brasil. Essa é coisa mais entristecedora em nosso pais atualmente, mais que a corrupção que não deixa de ser conseqüência também da falência da escola. É impressionante como coisas banais como uma palestra, um peça de teatro, ou concerto musical se transformou num privilégio que a maioria esmagadora dos alunos nunca verão dentro de uma escola. É impressionante o fato de que a escola não oferece nada, a única coisa posiiva da escola é o fato de que é nela que os jovens e crianças se encontram uns com outros, dividem sonhos, angustias e experiências, afora isso quase nada.
Chama atenção que a escola seja a mesma do século XIX, carteira, aula, lousa, giz, nada mudou. Como algo pode não mudar depois de 200 anos? Como aceitamos que nossas crianças e jovens sejam massacrados e tenham massacrados uma parte de sua juventude vivendo esse horror que é a escola?
O Brasil precisa de um plano real da educação, algo generoso, que possibilite as essas gerações se encontrarem com a felicidade, com o futuro, com suas potencialidades, com o desejo de serem alguém, de gostarem do seu pais, uma escola que dê as pessoas o desejo de viverem e construírem um mundo melhor. Não é possível que as pessoas sonhem na vida adulta depois de terem sido massacradas durante anos numa escola. O Brasil precisa de um plano real da educação. Algo transformador.

Por Luciano Alvarenga

Se quiser escutar o aúdio, clique aqui.


Nenhum comentário: