terça-feira, 13 de setembro de 2011

O que você estava fazendo no 11 de setembro? -

Li esse texto e achei interessante postar aqui. Ele foi públicado pela jornalista Rosana Hermann
cnnnaqueledia 11 de setembro de 2001: quando um blog vira um registro histórico
(Homepage da CNN.com no dia 11/09/2001)

O que você estava fazendo no dia 11 de setembro de 2001? Essa é a pergunta que tod o mundo faz e responde quando falamos dessa data, um marco trágico da história recente, um momento de choque vivido de forma coletiva e em rede. Éramos bilhões de olhos incrédulos diante das TVs e das telas de computador.

Eu estava voltando do dentista. Cheguei em casa, fiquei vendo a CNN e, atônita, comecei a postar no blog, loucamente. Em 2001 eu blogava há mais de um ano e era parceira da AmericaOnline (versão brasileira). O Querido Leitor era um canal do Farofa, com crônicas diárias e acabou virando um blog.

Mas como era a Internet nesse dia tão marcante? Não existia Twitter, nem Facebook, nem YouTube, MSN, como você bem sabe. Mas... como nos comunicávamos? Onde buscávamos notícias, como compartilhávamos, como eram as nossas redes?

Graças ao Way Back Machine, projeto do site Archive.org, consegui resgatar posts que publiquei no blog no dia 11 de setembro de 2001, numa espécie de garimpo arqueológico online. Fiquei emocionada por encontrar o que escrevi há dez anos, no calor do momento e, principalmente, por ver que um blog pode ser também um registro histórico. Vamos lá.

Éramos apenas 6 milhões de pessoas conectadas no Brasil. Vamos aos posts daquele dia e aos links:

1. Queda do terceiro prédio, conexões e Web congestionada

11setembro1830 11 de setembro de 2001: quando um blog vira um registro histórico

Quatro dias depois, o nome dele seria publicado em muitos sites fazendo a mesma conexão. Vale lembrar que até esse dia, o nome de Bin Laden não significa quase nada para o mundo. Incrível pensar que foi este ano, uma década depois, que o ataque que resultou na morte de Osama foi tweetado sem querer por um morador, o @reallyvirtual em Abottabbad.

webcongestionada 11 de setembro de 2001: quando um blog vira um registro histórico

Parece impossível hoje, mas na época, a Internet CONGESTIONOU, baleiou por assim dizer.

2. Google Events, Celulares e Altavista. Lembra?

altavista 11 de setembro de 2001: quando um blog vira um registro histórico

Ainda não existia o Google News, que foi desenvolvido em 2001, mas só foi lançado em 2002. O link do post em 11/09/2001 era do Current Events do Google, que ainda pode ser visto aqui. Eram links de serviços de notícias, telefones, etc.

Os sobreviventes ligavam de seus celulares pedindo socorro. (Quatro anos mais tarde, cidadãos no atentado do metrô de Londres mandariam fotos de dentro dos trens.)

O site Altavista era um dos mais importantes buscadores da época. Veja aqui como ele era e como o Altavista é hoje.

3. Mitos e verdades sobre ligações feitas do avião

bombeirosemulherbarbara 11 de setembro de 2001: quando um blog vira um registro histórico

Até hoje há discussões quanto a esta notícia da CNN. O FBI disse que ela não fez as ligações. Uma onda de mitos surgiu a partir de histórias não esclarecidas. Por falar em mito, um dos primeiros memes da Internet surgiu com o atentado, o Tourist Guy, do qual falarei mais adiante.

4. Compartilhando no Kazaa e lendo o blog do Matt Drudge

mattkazaa 11 de setembro de 2001: quando um blog vira um registro histórico

Matt Drudge é um dos blogs/sites mais importantes da Web, um dos mais antigos (desde 1997) e mais visitados da Internet, até hoje. Dias depois do 11 de setembro as manchetes ainda eram quase todos referentes ao ataque. Vale a pena ler aqui.

Esse post do Farofa também mostra que, mesmo sem redes sociais e sem YouTube, todo mundo já compartilhava vídeos pelo Kazaa, site de troca de arquivos pelo então ainda recente sistema Peer-to-peer. Veja como era o Kazaa nessa época. Mesmo muito diferente, o domínio ainda existe e continua trabalhando com o mundo da música. Para quem não lembra, o KaZaA foi criado na Estônia e vendido para a dupla que viria a fundar o Skype. Antes do KaZaA existia o Napster, o pioneiro em compartilhamento de arquivos de música, fechado por processos da indústria fonográfica.

5. Comunicador pessoal era o ICQ

viaicq 11 de setembro de 2001: quando um blog vira um registro histórico

Para "checar" informações em tempo real eu usava o ICQ. O ICQ tinha um diretório, White Pages, que permitia pesquisar pessoas por línguas, locais, etc. Os sites noticiavam "celebrações" do atentado na Palestina, celebrações essas que não foram vistas por esse morador com o qual conversei pelo famoso comunicador israelense do Oh-ho!

6. Sites internacionais, webcams ao vivo e Nostradamus

nostradamus 11 de setembro de 2001: quando um blog vira um registro histórico

Para nutrir o blog de notícias, procurei webcams ao vivo, vídeos e notícias da imprensa internacional. Além das informações, claro, também as profecias de Nostradamus circulavam sem parar. Fotos do ataque ainda estão no ar.

7. Sites especiais, notícias nas homes, perdas humanas

setembronegro 11 de setembro de 2001: quando um blog vira um registro histórico

CNN com site especial (acima), United Airlines com comunicado na home, American Airlines com lista de passageiros mortos. E o nome de Bin Laden, associado ao nome de Setembro Negro do 3o. milênio.

Depois de toda a tragédia, como sempre, começaram as piadas. As brincadeiras. A mais famosa delas, que gaconteceu via EMAIL, foi o Tourist Guy, um dos primeiros memes visuais da Web que realmente ganhou o mundo.

8. Tourist Guy, o meme pós 11 de setembro

Tourist 11 de setembro de 2001: quando um blog vira um registro histórico

A história está toda a aqui, no knowyourmeme.com. Depois do 11 de setembro surgiu a lenda: uma câmera encontrada nos escombros mostraria este cara, no WTC, pouco antes do avião colidir. Claro, é uma fotomontagem. Mas o Tourist Guy correu o mundo, virou meme, aparecendo em todas as tragédias desde o Titanic até o assassinato de Kennedy. Um brasileiro fingiu ser o Tourist Guy, até que o autor verdadeiro aparecesse, um húngaro chamado Peter. A foto original é de 1977. Peter fez um montagem e mandou pra um grupo de amigos por email. A coisa se descontrolou e tomou dimensões planteárias.

Aqui você encontra uma galeria com 18 montagens do Tourist Guy.

É muito interessante reviver tudo isso com o olhar de hoje. Ver o quanto a Internet evoluiu, tudo o que surgiu depois. É emocionante ter vivido tudo isso originalmente e perceber que um blog retrata uma época. É incrível saber que tudo fica em arquivo e que aqui mesmo vemos, vivemos, acompanhamos, divulgamos e arquivamos nossa vida, nossa história.

Eu amo a Internet.
A Internet é a última chance do ser humano dar certo nesse planeta.

PS - Todos os posts do dia 11/09/2001 estão no ar aqui, compilados num arquivo que o Archive.org guardou.

Nenhum comentário: