Um estudo feito na Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, mostrou que após uma boa gargalhada, a pessoa tem mais tolerância à dor, como se estivesse anestesiada. Voluntários foram testados em dois grupos – ambos passaram por uma avaliação inicial, em que eram colocadas sacolas de gelo sobre o braço para se medir quanto tempo toleravam a dor. Depois eles foram divididos em um grupo que assistiu a um vídeo de comédia por 15 minutos e outros que viu filmes entediantes.
Os voluntários foram submetidos ao mesmo estímulo doloroso de novo – e os que tinham dado gargalhadas conseguiram suportar 10% a mais de dor do que tinham aguentado inicialmente. Já quem assistiu aos vídeos entediantes suportou menos tempo. Segundo os pesquisadores, a gargalhada – e não apenas um riso contido – libera endorfina no organismo, uma substância com potencial ação anestésica.
Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://rspb.royalsocietypublishing.org/content/early/2011/09/12/rspb.2011.1373.abstract?sid=0f2fb416-6c27-4295-b4d6-5b5f7b5f37d4.
Nenhum comentário:
Postar um comentário